A versão 40 TFSi e é o mais recente membro da nova gama A3 Sportback. O seu principal motivo de interesse é, obviamente, motor, mais leve e compacto do que o utilizado no seu predecessor.
Conjugando o motor a gasolina 1.4 TFSI de 150 cv e 250 Nm com um motor eléctrico síncrono permanente de 109 cv e 330 Nm e a caixa pilotada S tronic de dupla embraiagem e seis velocidades (com bomba de óleo eléctrica, para garantir trocas de mudança mesmo quando o motor térmico está temporariamente inactivo), oferece uma potência combinada de 204 cv e 305 Nm, permitindo ao veículo anunciar 7,6 segundos nos 0-100 km/h e 227 km/h de velocidade máxima.
Instalada sob os bancos traseiros está a bateria de iões de lítio com 13,0 kWh de capacidade (cerca de 48% mais do que no modelo anterior), capaz de garantir uma autonomia de até 67 km (segundo anorma WLTP) no modo totalmente eléctrico, o qual está disponível até aos 140 km/h.
O carregador de bordo de 2,9 kW permite que a mesma seja carregada numa tomada de carregamento normal em pouco mais de quatro horas.