A Audi lançou uma nova marca na China… a “AUDI”… um movimento que espera que venha a ser bem aceite pelos compradores locais.
Para além do nome em maiúsculas (como se gritar o nome o tornasse de alguma forma mais fixe), esta nova empresa abandona o tradicional logótipo dos quatro anéis para “assinalar tanto a ligação como a diferenciação da marca irmã”. Para assinalar o lançamento, a Audi revelou um concept chamado AUDI E, que oferece um vislumbre do que podemos esperar do futuro da marca na China.
A Audi, a casa-mãe, afirma que esta identidade oferece o melhor dos dois mundos: “o inconfundível ADN da Audi encontra-se com as inovações da China”. Tradução: é um Audi, mas não é bem assim… exceto que é mesmo. Ainda confuso? Não se preocupe, a Audi esclarece-o de forma útil: “O AUDI é moldado a 100 por cento pelo ADN da Audi e incorpora o ‘Vorsprung durch Technik’ na era dos veículos elétricos inteligentes e conetados”.
AUDI, a marca descendente, é uma joint-venture entre a Audi e a SAIC, liderada por Fermín Soneira, antigo chefe da linha de produtos da Audi para modelos elétricos. O conceito apresentado hoje antecipa três futuros modelos de produção que deverão ser lançados a partir de meados de 2025.
O AUDI E concept é descrito como um Sportback totalmente elétrico e a “referência” para uma nova geração de veículos. Mede 4.870 mm (191,7 polegadas) de comprimento, 1.990 mm (78,3 polegadas) de largura e 1.460 mm (57,5 polegadas) de altura, com uma distância entre eixos de 2.950 mm (116,1 polegadas). Para referência, é mais ou menos a mesma pegada do Audi A5 com motor a combustão, embora a linguagem de design seja diferente, uma vez que foi especificamente “concebido para os clientes chineses”.
A ausência do logótipo dos quatro anéis é imediatamente percetível, uma vez que foi substituído por letras AUDI iluminadas em ambas as extremidades do carro, bem como nas tampas centrais das jantes. Em vez de uma grelha e entradas de ar tradicionais, o concept E apresenta anéis pretos que alojam elementos de iluminação LED avançados e sensores para os sistemas ADAS do veículo. O resultado é um rosto que é suficientemente familiar para ser registado como Audi, mas deliberadamente estilizado para sugerir que é algo… diferente.
A silhueta é definida por guarda-lamas largos e musculados, uma linha de tejadilho fluida e proporções de Sportback que se situam na linha entre um coupé e uma carrinha. Na parte de trás, o para-brisas traseiro ligeiramente recuado confere um toque de coupé exótico ao design.
Passando para o interior, o AUDI E concept envolve o seu habitáculo em estofos de microfibra e detalhes em madeira iluminada. O painel de instrumentos é dominado por um enorme ecrã curvo 4K sensível ao toque que integra o painel de instrumentos, o sistema de infoentretenimento e os espelhos retrovisores digitais num único ecrã que se estende a toda a largura do automóvel. Abaixo deste ecrã encontra-se o compartimento do Assistente AUDI apoiado por IA e uma barra sensível ao toque denominada AUDI Control. Os únicos outros controlos físicos são os interruptores dos vidros e os botões no volante.
Na base do concept está uma nova “Plataforma Digital Avançada”, desenvolvida em conjunto pela Audi e pela SAIC. A potência vem de dois motores eléctricos, um em cada eixo, com uma potência combinada de 775 CV e 800 Nm de binário. Estas especificações, mais adequadas a um modelo Audi RS, permitem uma velocidade de 0-100 km/h em apenas 3,6 segundos. Ao mesmo tempo, a AUDI promete níveis de conforto e dinâmica de condução “verdadeiramente Audi”, juntamente com um sofisticado ADAS específico para a China.
Um conjunto de baterias com uma capacidade de 100 kWh permite uma autonomia CLTC de 700 km. A arquitetura de 800 V é compatível com um “carregamento super-rápido”, que permite aumentar a autonomia em mais de 370 km em apenas 10 minutos.
Os três primeiros modelos de produção da marca AUDI deverão competir nos segmentos de tamanho médio e grande, com as primeiras vendas previstas para 2025. A ironia aqui é que a Audi normal já tem uma linha crescente de veículos eléctricos disponíveis na China, incluindo modelos como o Q4 e-tron (em parceria com a FAW), Q5 e-tron (SAIC), Q6 e-tron (SAIC) e o e-tron GT. Então, qual é a necessidade de uma marca totalmente nova? A versão oficial é que a AUDI é uma forma de oferecer um produto mais “localizado” com a influência da SAIC, beneficiando ao mesmo tempo da tecnologia e do prestígio da marca Audi.