fbpx




O lançamento doméstico da nova sub-marca AUDI da Audi (em maiúsculas) pode estar a ocupar o centro das atenções no Salão Automóvel de Guangzhou de 2024, mas a marca não se esqueceu da sua linha de produtos básicos.

O A5L, exclusivo da China, é uma versão do A5 com distância entre eixos esticada, com uma bagageira normal e uma clara intenção de preencher o vazio deixado pelo A4L.

Globalmente, o Audi A5 é oferecido nos familiares estilos de carroçaria liftback de cinco portas (anteriormente conhecido como Sportback, mas agora comercializado como Sedan na Europa) e Avant. Na China, no entanto, o A5L traça um caminho diferente. É a única verdadeira variante de quatro portas do A5 e, de facto, substitui o A4L com distância entre eixos longa.
Com um comprimento total de 4.902 mm cresce 73 mm mais do que o seu irmão padrão. Desse comprimento, 65 mm são atribuídos entre os eixos, um ajuste deliberado que visa diretamente o conforto dos passageiros traseiros – uma caraterística do mercado chinês.

Previsivelmente, o A5L parece muito mais elegante e desportivo em comparação com o seu antecessor A4, graças aos guarda-lamas esculpidos e aos detalhes agressivos. Embora partilhe a mesma linguagem de estilo do A5 de série, o A5L distingue-se pelas portas traseiras visivelmente mais compridas e uma traseira mais pronunciada, abandonando completamente qualquer referência à silhueta do liftback.

Quanto à iluminação, o A5L mantém os faróis Matrix LED e os farolins traseiros OLED digitais do A5 global, mas apimenta as coisas com uma faixa LED na grelha frontal e emblemas iluminados de quatro anéis em ambas as extremidades.
A Audi ainda não divulgou quaisquer fotografias do interior, mas confirmou que o A5L virá equipado com software de infoentretenimento específico para o mercado. É provável que este novo software seja integrado na configuração familiar de ecrã triplo, que inclui um painel de instrumentos digital de 11,9 polegadas, um ecrã tátil central de 14,5 polegadas e um ecrã de 10,9 polegadas para o passageiro da frente.

O A5L é a primeira oferta chinesa montada na nova arquitetura da Plataforma Premium de Combustão (PPC). A Audi ainda não anunciou as especificações detalhadas, mas confirmou o que está sob o capô. O grupo propulsor EA888 Evo5 é a mais recente evolução das unidades de quatro cilindros de 2,0 litros turboalimentadas, com um sistema híbrido moderado de 48V.

O Audi A5L será fabricado na China, no âmbito da joint-venture com a FAW. O mesmo se aplica ao SUV totalmente elétrico Audi Q6L E-tron que também foi exibido no Salão Automóvel de Guangzhou.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade