As marcas de luxo ocidentais floresceram enquanto a fórmula de três volumes estava no auge, ajudando marcas como Audi, BMW e Mercedes-Benz a distinguir-se com produtos que marcaram décadas.
Embora as vendas de sedans tenham diminuído, a procura por este tipo de design ainda é forte o suficiente para justificar novos investimentos. Caso em questão: a nova geração do Audi A6.
Vimos o novo A6 pela primeira vez no início deste mês, mas apenas como a Avant, com a sua bagageira generosa. Como era de se esperar, o sedan é uma imagem fiel da carrinha, exceto na traseira. É interessante notar que a Audi optou por mostrar o A6 sem o pacote S Line.
Normalmente, os construtores mostram a versão as especificações mais completas.
Ao contrário do A6 E-Tron, totalmente elétrico, o A6 ICE não tem o design de faróis divididos. Apesar de partilharem o mesmo nome, não estão mecanicamente relacionados. O modelo a combustão é construído na Plataforma Premium de Combustão (PPC), a mesma do novo A5, enquanto o EV é sustentado pela PPE (Plataforma Premium Elétrica) desenvolvida em parceria com a Porsche.
Esse é o ICE mais aerodinâmico da Audi de sempre, graças a um coeficiente de arrasto de apenas 0,23. Com 4,99 metros, o novo A6 é 60 mm mais longo que o modelo anterior. A distância entre eixos permanece praticamente inalterada nos 2.927 mm.
O tamanho das rodas varia entre as 21 a 23″, incluindo uma opção tricolor forjada. O interior é partilhado com a Avant, com três ecrãs e tudo. O painel de instrumentos digital de 11,9″ e o ecrã de infoentretenimento de 14,5″ são de série, enquanto o ecrã do passageiro de 10,9″ é opcional.
O novo A6 apresenta um aumento de 30% no isolamento acústico, graças, em parte, aos vidros acústicos das janelas traseiras. O espaço na mala chega aos 492 litros, enquanto a Avant pode acomodar 503 litros ou 1.534 litros com o banco traseiro rebatido. Espera-se que os híbridos plug-in ofereçam menos espaço de carga devido às suas baterias.
Por enquanto, a Audi está a anunciar apenas as opções térmicas ou com hibridização ligeira. A versão básica conta com um motor a gasolina de 2.0 litros turbo com 204 CV, que aciona as rodas dianteiras. Um V6 3.0 com tecnologia híbrida e tração quattro produz 367 CV. No que diz respeito ao Diesel, é o 2.0 TDI com tecnologia de 48 volts e 204 CV que faz as despesas da casa.
Até a chegada do S6, o A6 de seis cilindros será o mais rápido, chegando aos 100 km/h em 4,7 segundos e atingindo os 250 km/h.
O novo Audi A6 começa a ser comercializado no verão.