Revistacarros

Audi e-tron: interior em 360 graus

O primeiro elétrico da Audi avança na era da digitalização.

Recentemente, a Audi anunciou actualizações na gama e-tron, o SUV elétrico da marca alemã, que avança na digitalização graças a um interior futurista. Os seus dois ecrãs táteis e os dois auxiliares dos retrovisores digitais dominam o condutor e os ocupantes no automóvel do futuro, que também aproveita as vantagens de espaço da sua carroçaria SUV, herdada de outros modelos como o Q7.
Tem 4,9 m de comprimento e 1,6 m de altura, umas dimensões que facilitam muito as coisas aos seus utilizadores. Só o lugar central traseiro é algo menos folgado. Os restantes assentos são amplos e cómodos, sobrando centímetros inclusivamente, e com muita amplitude entre a fila traseira e dianteira.

Dois ecrãs centrais

Podemos dizer que a era elétrica da Audi começa com este e-tron, o primeiro automóvel totalmente elétrico saído de fábrica. E a sua carta de apresentação no habitáculo não poderia ser mais atrativa. Integra o sistema de comando MMI Touch response, que gira em volta de dois ecrãs táteis localizados sobre a consola central. O superior é de 10,1 polegadas e o inferior de 8,6.
Graças a eles, o controlo das funções básicas do e-tron e da climatização é efetuado a partir destes dispositivos, suprimindo assim os botões físicos. Estes limitam-se apenas ao botão de arranque Start/Stop, ao volume do rádio ou ao acesso aos diferentes assistentes de condução. A qualidade destes ecrãs é indubitável e contam com resposta capacitiva e acústica.

Com retrovisores digitais

Para além dos benefícios dos ecrãs centrais, existem outras dois do tipo OLED nos lados esquerdo e direito que mostram a visão de cada retrovisor. Há, portanto, que dirigir o olhar para estes visores e não para o próprio retrovisor. A Audi foi a primeira grande marca a utilizar esta tecnologia num automóvel de serie e a sua qualidade de visão é incontestável, embora seja necessária uma habituação.
Encerrando o capítulo da digitalização, o SUV elétrico inclui, de série, o Audi Virtual Cockpit, o painel de instrumentos totalmente digital da Audi. Inclui um ecrã Full HD com gráficos atraentes e vistas configuráveis: velocidade, rpm, autonomía, estado da bateria, navegação, etc. Por último, o trabalho de insonorização do e-tron é notável e pode ser complementado com a instalação, em opção, de um sistema de som premium Bang & Olufsen com 16 altifalantes.

Opções de equipamento

Além da instalação dos retrovisores digitais, o Audi e-tron oferece múltiplas de opções de personalização do seu interior. É possível instalar vários tipos de recetores de TV, uma prateleira de carregamento por indução do smartphone, holograma head-up display, sistema de visão noturna. Além disso, também pode adicionar aos assistentes de série dispositivos como o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, a câmara traseira ou alerta de saída involuntária da faixa de rodagem.

Exit mobile version