Com o início da produção do novo Audi A5 em Neckarsulm, começou a maior fase de arranque na história da fábrica.
“Graças a muitos anos de experiência na produção de veículos com motores de combustão e à nossa especialização em ramp-ups complexos, a equipa de Neckarsulm tem as condições ideais,” afirma Gerd Walker, Membro do Conselho de Administração para a Produção. Fred Schulze, Diretor da Fábrica de Audi Neckarsulm, acrescenta: “Para a nova família Audi A5, a equipa de Neckarsulm adquiriu mais qualificações para novos sistemas e tecnologias de produção automóvel. Ao mesmo tempo, criámos uma infraestrutura de produção à prova de futuro.” Rainer Schirmer, Presidente do Conselho de Trabalhadores na Audi Neckarsulm, também está confiante: “Os colaboradores de Neckarsulm conseguem lidar com a complexidade e são flexíveis. Com estas competências, vamos contribuir para o sucesso do Audi A5 na nossa fábrica e na Audi.”
A visão da Audi para a produção do futuro continua a ganhar forma: a empresa está a modernizar, digitalizar e transformar as suas fábricas para produzir de forma sustentável. Até 2025, Neckarsulm, tal como todas as fábricas da Audi em todo o mundo, deverá alcançar uma produção neutra em CO2.
Quando for concluída em 2025, a nova oficina de pintura da fábrica de Neckarsulm será uma das mais modernas da indústria automóvel. Já foram otimizados vários processos e introduzidos procedimentos ecológicos para o lançamento do Audi A5. Embora as tintas sustentáveis à base de água sejam há muito um padrão na Audi, os modelos mais recentes também passam por um novo processo de pintura. O primário é substituído por uma tinta que pode ser aplicada diretamente sobre a camada base ainda húmida. A secagem separada do primário, anteriormente necessária, já não é exigida, permitindo à marca dos quatro anéis reduzir significativamente o consumo de energia: até 140 kWh podem ser economizados por veículo.
Em Neckarsulm, a Audi utiliza métodos modernos e eficazes para prevenir a corrosão. A pintura por imersão catódica, por exemplo, inclui a imersão e rotação da carroçaria de cabeça para baixo no tanque através de um processo de rotação. Este método é mais eficiente em termos de espaço e mais rigoroso, evitando a formação de bolhas de ar mínimas e depósitos de sujidade. Um novo processo, mais eficiente em termos energéticos, também é utilizado para secar o revestimento por imersão catódica. Em vez do processo de secagem externo anterior, é agora utilizado um processo de secagem transversal. O ar é insuflado no interior, e a carroçaria é aquecida de dentro para fora. Além de ser mais eficiente em termos energéticos, o secador transversal é mais adequado para os futuros veículos elétricos e híbridos e para as suas estruturas de piso reforçadas.
A Audi alcança uma poupança adicional de cerca de 50 kWh por veículo graças a um novo processo de separação de tinta. Anteriormente, a névoa de tinta era recolhida em água com 100% de ar fresco e descartada. No novo processo de separação a seco, a névoa de tinta é capturada por filtros de última geração. Este processo permite que mais de 90 por cento do ar filtrado seja reutilizado, eliminando em grande parte a necessidade de ar fresco condicionado, que é intensivo em termos energéticos. Ao mesmo tempo, em contraste com a separação húmida convencional, o uso de água potável e produtos químicos é eliminado.
A Audi está empenhada em utilizar os valiosos recursos hídricos de forma responsável em todas as suas instalações: a empresa tem como objetivo reduzir para metade o seu consumo de água, ponderado ecologicamente, na produção até 2035. Para alcançar este objetivo, os Quatro Anéis em Neckarsulm contam com um ciclo fechado de água, utilizando a estação de tratamento de águas residuais da Associação de Águas Residuais de Unteres Sulmtal, adjacente à fábrica. Novas tubagens e tecnologias de tratamento garantem que não será retirada mais água de processo do canal próximo do rio Neckar. Isto permitirá economizar até 70% de água potável a partir de 2025. A Audi tratará ainda mais a água purificada pela estação de tratamento de águas residuais com a ajuda de sistemas de filtros e membranas. A água do processo retornará então à estação de tratamento. No ano passado, a Audi aderiu à Aliança para a Gestão Sustentável da Água, sublinhando mais uma vez o seu compromisso com o uso económico e eficiente da água.
Neckarsulm é a primeira fábrica do Grupo a instalar todas as peças adicionais na carroçaria de forma totalmente automática. Desta forma, a Audi melhora a precisão do encaixe das peças adicionais e minimiza as influências externas. Apenas para a montagem altamente complexa dos guarda-lamas, são utilizados simultaneamente sete robots.
Como parte da estratégia de produção “360factory” da Audi, a sua cadeia de abastecimento depende do fornecimento inteligente e automatizado de materiais. Foram criados mapas de automatização para cada local e estão a ser implementados gradualmente. Neckarsulm foi a primeira fábrica da Audi no mundo a colocar em funcionamento os sistemas de transporte sem condutor e de navegação livre (DTS) em 2014. Com o início da produção do novo Audi A5, mais de 80% dos volumes de material na oficina de carroçaria são agora fornecidos automaticamente.
A fixação praticamente sem fumo é uma inovação mundial na construção de carroçarias automóveis. Este processo envolve a fixação de componentes colados, como as portas, com pequenos pontos de soldadura, para evitar o deslizamento das partes internas e externas. Anteriormente, era necessário limpar numerosos pontos de fixação soldados, pois o fumo é corrosivo. O novo processo quase elimina a acumulação de resíduos graças a um fluxo de gás rotativo. Com este novo método, a Audi trabalha mais de duas vezes mais rápido em comparação com as técnicas anteriores.
As medições de controlo de qualidade na oficina de carroçaria são realizadas principalmente em linha, ou seja, sem retirar o veículo da linha de produção. A nova tecnologia de medição é utilizada em duas estações. Existem quatro robots em cada estação que utilizam sensores de medição para determinar a precisão dimensional dos componentes. O resultado da medição é avaliado através de software, visualizado e disponibilizado aos colaboradores. Com esta nova tecnologia, cada veículo produzido pode ser medido diretamente na linha. Consequentemente, a Audi aumenta significativamente o número de medições e pode reagir mais rapidamente a qualquer desvio. O controlo de qualidade contínuo e sem interrupções também é possível graças ao elevado grau de automatização.
Os colaboradores utilizam tecnologias inovadoras, como a realidade aumentada (RA), para inspecionar as carroçarias dos automóveis. Uma aplicação de RA em tablets comercialmente disponíveis, equipada com uma câmara integrada, mostra em tempo real os pontos de conexão a serem verificados. Isso permite verificar e documentar diretamente se, por exemplo, as costuras ou pontos de soldadura estão presentes e foram executados de acordo com as especificações estabelecidas. O aumento da eficiência através da digitalização é enorme. Anteriormente, os inspetores tinham de despender muito tempo para determinar as especificações de uma costura colada. Com o tablet, este trabalho é agora realizado em apenas alguns segundos.