A Audi está a alargar a sua gama A5 e A5 Avant com uma versão híbrida plug-in. E esta variante plug-in já não se chama TFSIe, recebendo agora a designação e-Hybrid.
Já é possível encomendar o novo Audi A5, disponível como berlina e carrinha Avant, com um motor a gasolina TFSI (110 ou 150 kW), um motor diesel TDI (150 kW) ou uma versão desportiva S5 (270 kW). A gama passa agora a incluir uma variante híbrida recarregável. Esta versão plug-in passa a chamar-se e-Hybrid e está disponível em dois níveis de potência: 220 ou 270 kW (300 ou 367 CV).
O novo Audi A5 e-Hybrid está equipado de série com tração integral Quattro e utiliza um motor 2.0 TFSI eletrificado, com o motor elétrico integrado na caixa robotizada de sete velocidades. A bateria utilizada tem uma capacidade de 25,9 kWh, pode ser carregada com 11 kW de corrente alternada e demora 2,5 horas a recarregar totalmente (de 0 a 100%). A autonomia em modo elétrico é de 116 quilómetros (norma WLTP).
Graças a uma nova tecnologia de células, a Audi conseguiu manter a bateria HV muito compacta (992 × 996 × 177 mm), enquanto uma nova estratégia de software garante que a energia disponível é utilizada da forma mais eficiente possível. Durante a desaceleração, o motor elétrico actua como um gerador e o Audi A5 e-Hybrid pode recuperar até 88 kW de energia.
É possível controlar o grau de desaceleração utilizando as patilhas do volante.
O Audi A5 e-Hybrid 220 kW desenvolve uma potência de 300 cv e um binário máximo de 450 Nm, suficientes para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos e atingir uma velocidade máxima de 250 km/h. A variante de 270 kW dispõe de 367 cv, 500 Nm e 5,1 segundos, respetivamente. Dependendo da versão e da carroçaria, o consumo médio de combustível é de 2 litros/100 km.
Já há preços para o nosso país. O A5 Limousine e-hybrid quattro com o nível base de potência tem um preço a partir de 58.500 euros. O preço do novo A5 Avant e-hybrid quattro começa nos 60.450 euros. O Limousine de elevada performance com equipamento de série significativamente superior tem um preço a partir de 69.550 euros, enquanto o A5 Avant e-hybrid quattro de 270 kW tem preços a partir de 74.500 euros. Os novos modelos e-hybrid, que são produzidos em Neckarsulm, podem ser encomendados a partir do início de abril de 2025. A entrega das primeiras unidades está prevista para junho de 2025.