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O homem responsável pela divisão de desenvolvimento técnico da Volkswagen afirma que o Mk8 pode durar até meados da próxima década. Leu bem, mais 11 anos.

Em declarações à versão holandesa da revista Top Gear, Kai Grünitz afirma que o Golf atual pode continuar em produção até 2035. Esse é o ano em que a proibição de venda de carros novos com emissões nocivas entrará em vigor nos vários países que fazem parte da União Europeia. Depois disso, os veículos com motores de combustão poderão ainda estar nas salas de exposição, mas apenas se forem compatíveis com combustíveis sintéticos neutros em termos de carbono.

As bases do atual Golf são, na verdade, mais antigas do que se possa lembrar. O Mk8 foi lançado no final de 2019, mas a sua plataforma MQB remonta ao Mk7 lançado em 2012. Isto não é sem precedentes. Se pensarmos bem, o Golf de sexta geração era essencialmente um facelift do modelo da geração anterior.


O Mk5 foi lançado em 2003, enquanto o Mk6 – construído sobre a mesma plataforma PQ35 – foi retirado em 2012. Tecnicamente, o Mk6 foi vendido até 2016, quando o Golf Cabriolet foi descontinuado. Fazendo as contas, é um ciclo de vida de 13 anos. A arquitetura MQB irá igualar esse ciclo apenas daqui a um ano.

Falando estritamente sobre o Golf Mk8, Grünitz afirma que ele representa a “perfeição MQB”, por isso não há razão para desenvolver um novo. Ele admitiu que o atual carro compacto teve um início difícil devido a problemas de software, mas as questões foram resolvidas. Estes problemas iniciais – que também afectaram os carros irmãos Skoda Octavia, SEAT Leon e Audi A3 – desapareceram, ou pelo menos é o que ele diz.

O Golf passou recentemente por um facelift , mas agora começamos a duvidar que tenha sido uma atualização a meio do ciclo. Se a VW pretende manter o carro por mais 11 anos, certamente haverá pelo menos mais uma atualização? O ideal seria voltar a colocar a alavanca de velocidades no GTI e no R. Já agora, trazer a carrinha R para os EUA e “corrigir” o design. Mais botões físicos também não faria mal nenhum. Claro que isto é apenas uma ilusão da nossa parte. Vale a pena mencionar que as versões não americanas do Golf ainda têm uma caixa manual de seis velocidades.

Grünitz afirma que o Golf ainda pode ser retirado antes de 2035, não necessariamente por causa dos regulamentos de emissões. A Porsche , marca do Grupo VW, eliminou o Macan e o 718 Boxster/Cayman na UE porque estes automóveis não cumpriam a nova legislação em matéria de cibersegurança que entrou em vigor no início deste mês. Teria sido demasiado dispendioso trabalhar no crossover e nos carros desportivos para cumprir a nova lei, pelo que a Porsche decidiu simplesmente parar. A VW poderá adotar uma abordagem semelhante se os regulamentos futuros se revelarem demasiado dispendiosos.

 

Ricardo Carvalho

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