O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP está a divulgar um comunicado de alerta para situações de burla relacionadas com a compra e venda de viaturas, através da clonagem de anúncios em plataformas de venda online.
Segundo as autoridades, interessados em comprar carro usado estão sujeitos a um novo tipo de burla na Internet: o burlão “copia os anúncios de venda de viaturas” na plataformas mais populares, como são o Standvirtual ou o OLX, “ludibriando o verdadeiro vendedor e possíveis clientes”.
Depois de selecionar um anúncio publicado em plataformas de venda online, o burlão contacta com o anunciante com a finalidade de obter o máximo de informações sobre o veículo. Para, seguidamente, criar ele próprio, na mesma ou em outra plataforma online, um anúncio em tudo similar (com a mesma viatura, fotos e características), mas com o valor de venda mais atrativo e consideravelmente inferior ao valor real do veículo.
A ideia é fazer depois que os interessados realizem um pagamento, do total do negócio ou de um sinal da compra, por transferência bancária.
Leia também: Portugueses procuram cada vez mais carros elétricos usados
“Existe um testa de ferro, titular da conta que recebe essa transferência, que faz o levantamento imediato do valor em numerário, o qual é posteriormente entregue a terceiros, usufruindo esse testa de ferro de uma comissão de 20% sobre o valor que deu entrada na sua conta bancária”, explica a PSP em comunicado.
Mais detalhes sobre este novo tipo de burla estão disponíveis nas redes sociais da PSP, onde deve também fazer chegar o seu testemunho se de alguma forma foi abordado ou contactou com alguém nos moldes suspeitos acima revelados.
Leia também: Preço médio de venda dos carros usados aumenta 20% em dois anos