Durante anos, a Tesla dominou o mercado norueguês de veículos elétricos, mas os números relativos às vendas no início de 2025 sugerem que esse domínio está a enfraquecer.
Nos primeiros dois meses do ano, as vendas da Tesla na Noruega caíram 44,4% em comparação com o mesmo período de 2024. Enquanto isso, o mercado geral de EV aumentou 53.4%, agora respondendo por impressionantes 96% de todos os carros novos de passageiros vendidos no país.
Com 1.606 unidades vendidas em janeiro e fevereiro, contra 2.887 no ano passado, a Tesla caiu para o terceiro lugar entre as marcas mais vendidas na Noruega, ficando atrás da Volkswagen e até da Toyota, que apenas vende um veículo elétrico, o bZ4X. Trata-se de um forte contraste em relação ao seu desempenho no ano de 2024, quando a Tesla vendeu 24 259 automóveis e obteve uma quota de mercado de 18,9%.
De acordo com dados do Conselho Norueguês de Informações sobre Tráfego Rodoviário, as vendas gerais de automóveis de passageiros, incluindo EVs e modelos ICE, aumentaram 46.3% (18,292 unidades) nos primeiros dois meses de 2025. Os veículos com emissões zero registaram um aumento ainda maior, subindo 53,4% (17 443 unidades). Isto reforça o estatuto da Noruega como líder global na adoção de veículos eléctricos, mas a Tesla não está a colher os benefícios.
A Volkswagen ocupa atualmente o primeiro lugar no mercado de VE da Noruega, entregando 3.222 veículos em janeiro e fevereiro, um aumento surpreendente de 224,1% em relação ao mesmo período de 2024. Segue-se a Toyota com 2.102 unidades vendidas (+97,6%), enquanto a Tesla, agora em terceiro lugar, viu as suas vendas caírem para 1.606 (-44,4%). A fechar os cinco primeiros lugares estão a Nissan com 1.186 unidades (+31,3%) e a BMW com 1.134 unidades (+113,6%).
No que respeita aos modelos individuais, o bZ4X da Toyota é o mais vendido até agora este ano, com 1762 unidades vendidas (+236,3%). O VW ID.4 segue-se com 1342 unidades (+207,8%), logo à frente do Nissan Ariya com 1171 unidades (+201%). O Model Y da Tesla, outrora o veículo elétrico favorito do país, caiu para o quarto lugar com apenas 965 unidades vendidas, um declínio impressionante de 64,4%. O VW ID.7 fecha o top 5, com um aumento de 729,2% para 879 unidades vendidas.
Infelizmente para a Tesla, a Noruega não é o único local onde a marca de veículos elétricos está a ter dificuldades. Embora os números completos das vendas na Europa para fevereiro ainda estejam a chegar, os primeiros dados mostram um quadro sombrio. As vendas da Tesla caíram 48% na Dinamarca no mês passado, enquanto nos primeiros dois meses de 2025 caíram 45% em França e 42% na Suécia, em comparação com o mesmo período do ano passado.