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Salvo raras exceções, cada nova geração de um automóvel tende a ser maior do que a anterior. É um fenómeno que se verifica há décadas, acelerado, em parte, por normas de segurança mais rigorosas.

A introdução de mais tecnologia também está a tornar os veículos cada vez mais pesados. Este crescimento interminável trouxe uma penalização significativa em termos de peso, pelo que mesmo os carros desportivos, outrora pequenos e ágeis, têm agora um peso substancialmente maior.
A Porsche está consciente desta tendência preocupante, mas admite que, de momento, não tem mãos a medir. Em declarações à revista australiana Drive, o chefe de design Michael Mauer explicou que a legislação relativa à segurança e outros requisitos contribuiu para o peso extra do 911. A adição de potência ao desportivo de Zuffenhausen obrigou os engenheiros a instalar rodas e travões maiores para lidar com a potência extra do motor.


Idealmente, a Porsche gostaria de introduzir um 911 mais pequeno, mas tal não é viável na atual era dos motores de combustão. Mauer sugere que pode tornar-se tecnicamente possível mais tarde, à medida que a tecnologia dos veículos elétricos amadurece. Quando a densidade energética melhorar, permitindo que as baterias sejam reduzidas, o 911 poderá ser mais pequeno. No entanto, a empresa excluiu a possibilidade de lançar um 911 totalmente elétrico nesta década. Resta saber se o carro será tão apelativo sem um motor de combustão.

Num mundo perfeito, Mauer gostaria que o 911 fosse “tão compacto quanto possível”, regressando às suas raízes como um “pequeno carro desportivo muito compacto”. No entanto, as restrições de embalagem impedem atualmente a Porsche de concretizar esta visão de uma versão reduzida do seu modelo icónico. É um problema que afecta quase todos os tipos de automóveis, não apenas os desportivos.


Recordamos que a recém-lançada geração 992.2 do 911 engordou ainda mais. O Carrera GTS é agora um híbrido e as partes elétricas extra, juntamente com mais equipamento de série, acrescentaram o peso em 103 quilos.

O carro desportivo mais pequeno da Porsche, o 718 Boxster/Cayman, vai se reformar. Bem, aquele que todos nós conhecemos e adoramos com motor a gasolina. A dupla de desportivos de motor central será descontinuada em 2025 para dar lugar a um par de veículos elétricos desportivos. É difícil dizer se os modelos eléctricos serão mais pequenos do que os modelos a gasolina que estão de saída.

Ricardo Carvalho

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