A história do Aston Martin Valhalla remonta a 2019 com o protótipo AM-RB 003. Sim, passaram-se nada menos do que cinco anos até chegar finalmente a altura da estreia oficial do hipercarro britânico de motor central. A questão agora é saber se valeu a pena esperar.
Os dados técnicos são, de facto, convincentes. O seu grupo motopropulsor híbrido plug-in proporciona uma enorme potência combinada de 1.079 CV, um pouco mais do que o esperado. A grande maioria, 828 CV vem do familiar motor V8 twin-turbo de 4,0 litros da Mercedes-AMG montado atrás do habitáculo.
Este motor não é simplesmente uma versão melhorada do DBX707, mas tem uma série de novos componentes. Tem uma cambota plana, novos pistões e um sistema de lubrificação por cárter seco. Também tem árvores de cames feitas à medida e um novo sistema de ignição, bem como, claro, turbocompressores melhorados para encher os cilindros de ar.
O resto da potência provém de três motores elétricos. Um está integrado na transmissão automática de dupla embraiagem de oito velocidades e serve principalmente como motor de arranque e gerador de eletricidade. Os outros dois estão à frente, dispostos em cada roda, para proporcionar tração integral.
Estes motores de emissões zero podem complementar o motor a gasolina para aumentar a potência e a aderência numa pista de corrida, ou funcionar de forma autónoma. Neste último caso, o Valhalla pode ser conduzido em modo 100% elétrico durante 14 km a uma velocidade máxima de 130 km/h (80 mph). Aliás, os grupos motopropulsores eléctricos são responsáveis pela marcha-atrás do automóvel.
Com o grupo motopropulsor a funcionar a todo o gás, a Aston Martin afirma que o Valhalla atinge os 100 km/h em cerca de 2,5 segundos. A velocidade máxima é de 349 km/h, um valor brutal possibilitado pelo sistema aerodinâmico ativo.
Na maioria das situações de condução, a grande asa traseira mantém-se baixa para preservar o design exterior simples do automóvel. Se mudar para o modo de corrida, a asa traseira sobe drasticamente. A partir daí, os ângulos das asas ajustam-se automaticamente para manter essa força descendente à medida que a velocidade aumenta.
O sistema de Controlo Integrado da Dinâmica do Veículo (IVC) da Aston Martin efectua todos os cálculos e ajustes de acordo com o tipo de condução. Especificamente, gere a suspensão, a direção, a travagem e a vectorização do binário, que variam entre os quatro programas de condução disponíveis. O modo Race desliga as assistências para uma experiência desenfreada, enquanto o EV é o mais calmo. As outras duas opções são Sport+ ou Sport, a predefinição do Valhalla.
Por baixo do motor central encontra-se uma suspensão traseira de cinco elos e, à frente, existe uma disposição de hastes inspirada na F1. Esta configuração dianteira proporciona um melhor controlo e abre espaço para os motores elétricos.
Ambas as suspensões são montadas em sub-quadros de alumínio, que se ligam à estrutura monocoque de carbono. A Aston Martin indica um peso a seco de 1.655 kg, nada mau para um híbrido plug-in com quatro motores no total.
As pinças dianteiras Brembo de seis pistões mordem em discos carbocerâmicos de 409 mm de diâmetro. Oficialmente, são os maiores travões alguma vez instalados num Aston Martin de produção. As pinças traseiras têm quatro pistões e os travões têm 389 mm. As jantes medem 20 polegadas à frente e 21 polegadas atrás, e estão equipadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 específicos para o Valhalla.
O interior é bastante espartano em comparação com outros modelos da Aston Martin. As portas de abertura em forma de asa de borboleta abrem-se para revelar um mar de carbono exposto e existe um volante inspirado na F1.
O painel de instrumentos é, na verdade, um módulo de fibra de carbono que se estende por toda a largura do habitáculo e onde estão montados dois ecrãs digitais. O piso é elevado e os bancos, também com estrutura em carbono, são reclinados para dar uma sensação de corrida. Mas este carro não tem falta de conforto: sistema de som Bowers & Wilkins, estofos em Alcântara, navegação por satélite e compatibilidade com Apple CarPlay.
A produção do Aston Martin Valhalla terá início no segundo trimestre de 2025. Não é mencionado qualquer preço, mas serão eventualmente construídas 999 unidades e pode configurar o seu agora no sítio Web da Aston Martin.