A Astara Portugal celebrou em 2023 os seus 25 anos de presença em Portugal, contudo esperou pelo início de 2024 para desvendar os resultados.
Entre veículos novos e usados, o volume de vendas da empresa no mercado português ascendeu a 13 152 unidades em 2023.
Está a estrear novas instalações em Lisboa e diz que não quer ficar por aqui, por isso traçou um objetivo mais ambicioso para 2024, vender mais de 17 mil veículos entre as várias marcas que o grupo comercializa, viaturas usadas e uma nova marca (ou um regresso) já a partir de junho.
A Kia, a marca com maior volume de vendas dentro do universo da Astara Portugal, ultrapassou pela primeira vez a barreira das 7000 unidades vendidas, número que fez de 2023 o melhor ano da marca sul-coreana no nosso país.
Esta performance valeu-lhe a entrada no Top 5 das marcas com mais vendas a clientes particulares, fruto do bom desempenho de modelos como o Stonic, o XCeed e o Sportage.
Leia também: Kia bate recorde de vendas em Portugal
O ano de 2023 também foi marcante para a Mitsubishi, que reentrou em força no mercado europeu, com uma aposta nos segmentos B e B-SUV, com o Colt e o ASX, ambos fruto de um exercício de badge engineering. Este ano vai arrancar com as vendas do Outlander PHEV, contudo um modelo que deverá representar pouco no seio da marca.
Também a FUSO teve um ano muito positivo em 2023, com 871 unidades vendidas, reforçando a sua posição sólida no segmento dos camiões ligeiros.
Quanto à Isuzu, acabou o ano de 2023 com 1068 exemplares comercializados, muito por culpa do bom rendimento da pick-up D-MAX, que alcançou o melhor ano de sempre na Europa.
Leia também: Isuzu renova D-Max a anuncia versão elétrica da pick-up para a Europa
A Maxus, uma das marcas chinesas mais recentes a chegar ao mercado, destaca-se por oferecer uma gama completa de veículos elétricos para o segmento profissional.
Leia também: Maxus mostra novo E-Delivery 7 concorrente da Ford E-Transit
Contudo, a maior novidade da marca para o mercado nacional é o lançamento de mais uma marca, ou um regresso. A SsangYong vai voltar ao mercado, mas agora com outro nome, KG Mobility, mantendo as origens sul coreanas.
A KGM vai apresentar-se já em junho em Portugal com cinco modelos: Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Rexton (D-SUV), Musso (pick-up) e Torres, que é a mais recente novidade da marca.
O Torres vai-se posicionar entre os segmentos C-SUV e D-SUV (tem 4,70 m de comprimento) e estará disponível com duas motorizações: uma a combustão e outra 100% elétrica, designada EVX.
No ano de lançamento em Portugal, a expectativa da Astara para a KGM é vender aproximadamente 800 unidades.