Os novos modelos da Renault estão com bom aspeto. E não, desta vez não estamos a falar dos novos lançamentos, como o R5, o R4, o Symbioz ou o Rafale, todos eles modelos muito interessantes e que estão a aumentar as expetativas da marca.
Não, desta vez referimo-nos aos seus SUV e crossovers do futuro, os seus automóveis que estarão no mercado a partir de 2028 e que são agora antevistos pelo concept Emblème. A primeira coisa que a Renault antecipa é que foi produzido exclusivamente com energias renováveis, reduzindo a pegada de carbono em 70% para todos os materiais utilizados, desde o aço ao alumínio, plásticos, pneus, vidro, eletrónica e ecrãs. Com até 50% dos materiais reutilizados, o automóvel é mais de 90% reciclável.
O interior do Emblème reflete a visão da Renault e da sua filial de automóveis elétricos Ampere para os futuros modelos da marca a partir de 2028. E, ao contrário do que foi anunciado por outras marcas, como a BMW e a Hyundai, a empresa francesa não vai optar pela projeção de informações no para-brisas, considerada demasiado cara e consumidora de energia. Em vez disso, a Renault opta por um novo ecrã panorâmico XXL de até 48 polegadas na diagonal, com 1,20 metros de comprimento e 12 centímetros de altura. O ecrã será instalado ao longo de todo o painel de instrumentos.
Esta nova configuração está já prevista a bordo do próximo SUV compacto que a Renault irá apresentar em 2028, em substituição do atual Mégane E-Tech, com um painel digital de ultra-alta definição 8K que será, no entanto, discreto, uma vez que desativa automaticamente os LEDs nas zonas pretas do ecrã e diminui especificamente o brilho. No entanto, a Renault ainda não revelou qual será o sistema multimédia.
O posto de condução será reforçado pela consola central, que será mais maciça na parte inferior e isolará o posto de condução do espaço dos passageiros, permitindo ao mesmo tempo esconder objetos numa zona de arrumação fechada. O concept incorpora ainda Inteligência Artificial (IA) para facilitar a vida a bordo, otimizar a eficiência e a segurança, com aplicações como “Eco score” e “Safety score”, que avaliam a condução e os percursos a melhorar.
Outro sistema como o Active Driver Assist, já presente nos últimos automóveis da Renault, continuará a evoluir, permitindo delegar a condução textual, tendo em conta os dados de geolocalização associados a cartografia específica para adaptar a condução ao traçado da estrada de forma preditiva. O planeador de viagem é responsável por propor o percurso mais adequado em tempo real, em função de vários parâmetros, como a disponibilidade de pontos de recarga, a evolução do consumo do veículo ou a temperatura exterior.