fbpx




O Fiat Grande Panda promete trazer algo de novo ao mercado dos automóveis compactos e citadinos, um cinco portas com um estilo quadrado, ligeiramente SUV, que não só recorda a forma do histórico Panda de 1980, como também pretende oferecer muito espaço com pouco volume, medindo apenas 3,99 metros de comprimento.

Outra caraterística importante do Grande Panda, que, como todos os novos Fiat, opta por cores exteriores vivas e brilhantes, é a escolha entre uma versão elétrica e uma versão híbrida ligeira. O interior também desempenha um papel importante no design icónico e parcialmente retro do Fiat Grande Panda.

A primeira caraterística distintiva é o painel de instrumentos, que apresenta um elemento retangular com lados arredondados inspirado na forma da histórica pista de corridas de Lingotto, em Turim. A mesma forma oval retangular está reservada para o painel de instrumentos que inclui o painel digital de 10 polegadas e o ecrã de infotainment de 10,25 polegadas.
Foi também dada especial atenção à otimização do espaço interior, com compartimentos de arrumação que totalizam 13 litros alojados no tablier. Um compartimento de 3 litros recorda o famoso “bolso” desenhado por Giorgetto Giugiaro para o Panda de 1980.

Outros destaques incluem a presença da caixa de velocidades basculante no túnel central, duas tomadas de carregamento USB-C para os passageiros da frente e a clássica chave metálica para a ignição. Os materiais utilizados no interior incluem vários elementos decorativos amarelos que marcam os contornos das saídas de ar, do painel de instrumentos e da consola central.
Curioso é também o painel amarelo transparente quase no centro do tablier com a silhueta do primeiro Panda a elevar-se. Parte do painel de instrumentos está revestido com uma fibra feita de bambu, incluindo o porta-luvas.Os bancos dianteiros, com apoios de cabeça integrados, têm um acabamento em “xadrez”, tal como os bancos traseiros, com costuras amarelas contrastantes e a inscrição, também em amarelo, “Panda made with love in Fiat”.

Apesar de ter 3,99 metros de comprimento, mais curto do que a média do segmento B, que é de 4,06 metros, o novo Fiat tira partido das capacidades da nova plataforma Smart Car, partilhada com o Citroën C3, para oferecer cinco lugares e uma excelente capacidade de carga.
A bagageira traseira tem uma capacidade de carga de 361 litros, significativamente superior à do Panda atual, que começa nos 225 litros. A título de comparação, o Fiat 500X, de maiores dimensões, tem uma bagageira a partir de 350 litros, menos do que o Grande Panda.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade