fbpx




Chama-se Alpine A390_β e fará a sua estreia no Salão Automóvel de Paris de 2024. Um teaser antevê a sua carroçaria fastback.

Há apenas alguns dias, o Grupo Renault anunciou um total de sete novos produtos, distribuídos pelas suas várias marcas, para o Salão Automóvel de Paris de 2024. E hoje, ficamos a conhecer uma dessas novidades, sob a marca Alpine. Chama-se Alpine A390_β e é mostrado numa foto de perfil teaser, em que a escuridão o envolve por completo, mas que dá um vislumbre das suas formas. E a verdade é que são totalmente diferentes do que a marca francesa propôs até agora.

Afinal, trata-se de um sedan fastback de cinco portas com uma traseira tipo coupé e, ao que parece, uma suspensão ligeiramente elevada. E não, não se trata de um rebranding de um modelo Renault já existente.
De facto, ao contrário do A290, o Alpine A390_β nasce de uma folha em branco e deverá, por isso, ser um modelo dedicado exclusivamente à marca de Dieppe.

O nome segue o esquema clássico da Alpine: o A seguido de três números: o 3 refere-se ao tamanho do carro (ou melhor, ao segmento, que deveria ser o C, o segmento compacto) e o 90 para mostrar “a versatilidade e a utilização quotidiana típicas da marca”.

Ainda não há detalhes técnicos, mas podemos imaginar a utilização da plataforma AmpR Medium (derivada da CMF-EV do Grupo), com a possibilidade de tração dianteira ou integral, com um motor elétrico por eixo. Sim, porque o A390_β, tal como todos os futuros modelos Alpine, será 100% elétrico.
A potência poderá ultrapassar os 400 CV nas versões mais extremas, talvez atingindo os 435 CV do Nissan Ariya NISMO, com o qual o fastback francês poderá partilhar a plataforma e parte da mecânica.

Em qualquer caso, saberemos mais sobre ele durante o Salão Automóvel de Paris de 2024, onde o A390_β estreará em forma de conceito (o β final indica o seu estado atual como protótipo), antes de entrar em produção durante 2025.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade