Revistacarros

Alpine apresenta A110S a preto e branco após colaboração com Mathieu Cesar

A 22 de novembro, a Alpine apresentou o Alpine Monochromatic, o Art Car 2024, num evento de lançamento em Paris, com a presença do embaixador da marca, Zinedine Zidane.

A Alpine associou-se ao fotógrafo Mathieu Cesar para co-criar o A110S Monochromatic. O poder da monocromia realça o design icónico do A110S, transposto para o interior e para o exterior pela equipa de design da Alpine.
O retrato a preto e branco de Mathieu Cesar traz emoção e carácter à fotografia através da combinação de sombras, luz e contraste. Com o seu estilo retro-futurista, é um dos maiores especialistas em iluminação da atualidade, capaz de captar a essência de cada sujeito. Mathieu Cesar é também um fã incondicional de automóveis.

“O meu mundo é, em grande parte, um mundo de paixões e influências de infância que perpetuo e tento dar vida através de fotografias maioritariamente a preto e branco. Os automóveis são o resultado do engenho humano. O objeto aproxima as pessoas, mantendo-se universal. É isso que estamos a tentar alcançar com o nosso projeto Monochromatic com os designers da Alpine”, explica Mathieu Cesar.
Mathieu Cesar mergulhou no universo Alpine para capturar um automóvel totalmente monocromático. O veículo torna-se numa verdadeira obra de arte quando despojado de todas as suas cores. A pureza do preto e do branco e a gama de cinzentos e cromados refinam cada linha e cada pormenor.
O A110S revelado a preto e branco: um design hipnótico e intemporal.

A colaboração Alpine x Mathieu Cesar foi concebida e desenvolvida como uma co-criação, combinando as intenções do artista com o savoir-faire da marca. O projeto Alpine A110S Monochromatic oferece uma visão do automóvel em que a simplicidade se torna sinónimo de sofisticação.
O design monocromático acentua a intemporalidade e as curvas elegantes do emblemático A110S, ao mesmo tempo que realça a sua potência sob o capot (300 cv, 0-100 km/h em 4,2 segundos, relação peso-potência de 3,7 kg/CV).

Inspirado no icónico Berlinette, o design do A110S é uma síntese de desportividade. Desenhado num único traço, combina o mais possível com os componentes mecânicos, revelando um carácter assertivo para a condução em estrada e em pista.
“Esta colaboração foi um diálogo entre duas artes: o mundo da fotografia de Mathieu e a nossa experiência automóvel. Representa uma fusão perfeita da nossa visão partilhada de desempenho e elegância. A criação do A110S Monochromatic não é apenas uma questão de materiais e texturas, mas também de paixão e emoção”, explica Antony Villain, Diretor de Design da Alpine.

Para o exterior, a utilização do gradiente preto e branco na carroçaria, uma verdadeira assinatura do artista, foi definida no primeiro encontro entre a equipa de design da Alpine e Mathieu Cesar no início de 2024. Porque a fotografia revela a beleza e a realidade, a equipa de design despojou a carroçaria de alumínio do A110S, trabalhando as zonas de transição em tons de branco. Os painéis dianteiro e traseiro em preto brilhante criam uma impressão gráfica.

No interior do A110S Monochromatic, a secção superior branca contrasta com a secção inferior preta. A impressão 3D foi escolhida para criar leveza e transparência nos encostos e nas guarnições das portas. Os estofos branco-preto remetem para a gradação do exterior. Por fim, os elementos interiores em alumínio, como a decoração da consola do A110S Monochromatic, a placa de identificação e as soleiras das portas específicas completam o design.
Durante esta colaboração, Mathieu Cesar captou a alma do Alpine em fotografias intemporais e num filme em que o carro parece congelado num universo paralelo onde a luz e a sombra dançam sobre a carroçaria.

Exit mobile version