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Aliança pondera novo modelo de coooperação para ser mais competitiva

O Grupo Renault, a Nissan Motor Co., Ltd. e a Mitsubishi Motors Corporation, membros de uma das maiores alianças da indústria automóvel mundial, anunciaram, hoje, um conjunto de novas orientações estratégicas, no quadro de um novo modelo de cooperação, com vista a maximizar a competitividade e a rentabilidade das três empresas.

Os três membros irão tirar o máximo partido das vantagens da Aliança em áreas como as compras comuns, as posições de liderança e a implantação geográfica, para apoiar o desenvolvimento dos parceiros.
O sistema “leader-follower” deverá permitir uma redução nos investimentos, por modelo, na ordem dos 40%, para os produtos que passarão a ser concebidos segundo este novo sistema. Esse benefício será um complemento às sinergias já em prática.

A Aliança decidiu, também, o princípio de nomear as diversas zonas geográficas mundiais como “regiões referência”. Cada uma das empresas estará focada nas regiões onde é referência no seio da Aliança, com o objetivo de estar ao mais alto nível de competitividade nestas regiões e, ao mesmo tempo, ajudar os parceiros a reforçar a sua competitividade.

Tendo isto em consideração, a Nissan será o líder nas “regiões referência” da China, América do Norte e Japão; a Renault na Europa, América do Sul e Norte de África; e a Mitsubishi Motors no Sudoesta Asiático (ASEAN) e Oceânia.

Cada uma das empresas torna-se a referência nas respetivas regiões. As sinergias irão aumentar para maximizar o potencial de partilha de custos fixos, bem como para alavancar os ativos de cada empresa.
O portfolio de produtos de cada empresa vai seguir o esquema de “leader-follower”, e os automóveis de líderes e seguidores vão ser produzidos da forma mais competitiva. Como por exemplo:

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