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O que começou como um rumor no início da semana é agora oficial. A aliança Honda-Nissan anunciada em março está a alargar-se para incluir outro fabricante de automóveis japonês – a Mitsubishi.

Os três assinaram um memorando de entendimento para discutir a melhor forma de trabalhar em conjunto em veículos eléctricos e software. Takao Kato, Diretor Executivo Representante, Presidente e CEO da Mitsubishi Motors.

“As discussões da Nissan e da Honda sobre uma possível parceria progrediram e decidimos participar neste quadro. A colaboração com parceiros é essencial na indústria automóvel atual, que está a passar por rápidas mudanças devido a inovações tecnológicas como a eletrificação e a inteligência. Acreditamos que podemos descobrir novas possibilidades numa variedade de campos através da colaboração entre as três empresas.”

Em notícias relacionadas, a Nissan e a Honda emitiram um comunicado de imprensa separado que discute um acordo que as duas empresas alcançaram para canalizar os seus esforços para desenvolver veículos definidos por software (SDVs). As duas empresas vão investir dinheiro em software para melhorar a tecnologia de condução autónoma, a conetividade e a inteligência artificial. A cooperação também incluirá o desenvolvimento conjunto de novas baterias e eixos elétricos através da partilha de motores e inversores

Curiosamente, a Nissan e a Honda também concordaram em partilhar modelos e completar as linhas de produtos uma da outra, tanto de automóveis de combustão como de veículos eléctricos. Uma vez que a Mitsubishi acabou de assinar o MoU, é prematuro dizer se também será incluída nesta estratégia oficialmente apelidada de “complementação mútua de veículos”. É de salientar que a Nissan tem uma participação de 34% na Mitsubishi.

A aliança alargada faz sentido dado o rápido crescimento dos veículos elétricos da China. Em vez de trabalharem sozinhas – um esforço moroso e dispendioso – as três empresas estão a unir forças para acelerar o desenvolvimento e obter economias de escala. A Honda, a Nissan e a Mitsubishi têm de enfrentar uma concorrência cada vez mais forte, uma vez que os automóveis elétricos da China são significativamente mais baratos e diversificados.
Esta não é a primeira grande aliança entre fabricantes de automóveis japoneses anunciada este ano.

Há alguns meses, a Toyota, a Mazda e a Subaru realizaram uma conferência conjunta para expressar o seu compromisso a longo prazo com os motores de combustão. Os três têm como objetivo prolongar a vida dos ICE através da hibridação e de combustíveis neutros em termos de carbono. A Toyota está a trabalhar em vários motores de quatro cilindros em linha, enquanto a Mazda continuará a melhorar o motor rotativo para veículos elétricos com aumento de autonomia. A Subaru está a tornar o seu boxer de oposição horizontal mais limpo.

Ricardo Carvalho

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