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Estava também definido que o novo para o povo teria cerca de 600 cm3 e 20 CV de potência e herdaria uma boa parte da mecânica do 4CV, contudo a trçaão deveria ser obrigatoriamente dianteira. A 3 de Agosto de 1961era apresentado o Renault 4L, mas ficaria para sempre apelidado como R4. O seu primeiro motor tinha quatro cilindros, caixa de três velocidades e 603 cm3. A potência de 20 CV às 4.700 rpm permitia uma velocidade máxima de 95 km/h. O capô abria-se de trás para a frente e a suspensão era independente às quatro rodas, com barras de torção em ambos os eixos. Tinha o primeiro sistema de refrigeração selado do mundo, que evitava a perda e consequente reposição do líquido de refrigeração. Uma peculiaridade do novo Renault 4L era a distância entre eixos maior no lado direito, 2,45 contra 2,40 metros, uma imposição do tipo de suspensão traseira. Por dentro, era extremamente simples. Acomodava bem quatro passageiros em bancos muito simples, que só tinham forro, sendo que a estrutura era visível por trás e de lado. O espaço para bagagem também era razoável, podendo chegar a 950 litros sem bancos. À frente do volante de três raios ficavam apenas o velocímetro e o indicador do combustível, e o retrovisor no centro do painel do habitáculo. Deixou de ser produzido em 1994.

Ricardo Carvalho

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