fbpx




A Automotive News Europe cita a empresa de análise Dataforce e o seu abrangente gráfico de vendas de veículos “novos” que foram registados pela primeira vez entre janeiro e julho de 2024.

O modelo mais estranho que apareceu no radar foi o Fiat Multipla. Considerado como um dos veículos mais feios alguma vez fabricados, alguém comprou um “novo” Multipla no mês passado. Não se sabe se se trata da versão original ou do modelo mais bonito, o do restyling. De qualquer forma, tem pelo menos 14 anos, uma vez que a produção terminou em 2010.

Mas o estranho modelo de seis lugares é apenas um dos muitos carros que foram retirados há muitas luas, mas que continuam a fazer parte das tabelas de vendas. Outro veículo zombie, ainda mais antigo, é o Nissan 350Z, que morreu em 2008. Alguém que quisesse um veículo mais prático comprou um Volvo V50, uma carrinha que morreu em 2012.


Existem inúmeros carros mortos mas vivos: Mercedes CLK, Aston Martin DB7, Ford Ka, Alfa Romeo 159, Jaguar S-Type e até um Rolls-Royce Corniche. Este último foi retirado há quase 30 anos, o que faz dele o mais antigo a aparecer na tabela de vendas. Há também o XJS, um automóvel que a Jaguar deixou de fabricar em 1996. Não um, mas dois foram registados pela primeira vez até julho de 2024.

Vale a pena notar que a Dataforce analisou os números de todos os 27 países da UE, do Reino Unido e da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA), composta pela Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. Há também nada menos do que quatro Countaches, mas não esqueçamos que a Lamborghini trouxe o nome de volta há alguns anos com o Countach LPI 800-4 baseado no Aventador.
As menções honrosas vão para o VW Golf Plus, Mini Coupe, Ford Fusion e Mondeo (listados separadamente), Ford Taurus, Polestar 1 e um Skoda Roomster.
Foi confirnado que estes automóveis nunca tinham sido registados antes e que estão agora com os seus primeiros proprietários.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade