Com base no Giulia Quadrifoglio, a Alfa Romeo vai fazer ressurgir um dos seus marcos históricos, o Giuglia GTA.
O novo modelo inspira-se no Giulia GTA de 1965 e é facilmente identificável pela sua exclusiva caraterização estética e funcional.
Recorrendo a uma ampla utilização de materiais ultraleves, o peso diminui cerca de 100 kg em comparação com o Giulia Quadrifoglio, tendo sido obtida uma relação peso / potência de 2,82 kg/cv.
A aerodinâmica ativa foi estudada especificamente para aumentar a carga, tendo sido adotadas soluções oriundas da Fórmula 1, desenvolvidas em parceria com a Sauber Sauber Engineering, designadamente com a utilização do Sauber Aerokit.
Esta tarefa é repartida com as saias laterais, com o spoiler traseiro específico e com o splitter (‘lábio’) ativo dianteiro. O sistema de escape central Akrapovič em titânio integrado no difusor traseiro em fibra de carbono também é novo, tal como as jantes específicas de 20” com perno central, pela primeira vez montadas numa berlina. O comportamento dinâmico foi melhorado, alargando os eixos dianteiro e traseiro em 50 mm e desenvolvendo um novo conjunto de molas, amortecedores e apoios dos sistemas de suspensão. No GTAm, a aerodinâmica foi otimizada ao máximo com a adição de um splitter dianteiro maior e com uma real asa traseira em fibra de carbono, assegurando maior carga, perfeitamente equilibrada, a alta velocidade.
Motor de 540 cv
Em termos de performances, o motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo, construído inteiramente em alumínio e capaz de debitar nada menos que 510 cv em configuração standard, chega, no Giulia GTA, a uma potência de 540 cv, graças a um trabalho de desenvolvimento e calibração realizado pelos engenheiros da Alfa Romeo. A mesma equipa conseguiu otimizar o positivo impacto da montagem do novo sistema de escape central Akrapovič, fabricado em titânio e com som inconfundível.
O interior da viatura dispõe de vários pormenores que se destacam, designadamente os revestimentos são em Alcantara no tabliê, nos painéis das portas, no porta-luvas, nos pilares laterais e na zona central dos bancos. Uma utilização ainda mais vasta de Alcântara pode ser encontrada na versão GTAm, já que os bancos traseiros foram removidos, dando lugar a um “recipiente” completamente forrado, com moldes específicos projetados para albergar capacetes e extintor de incêndio. As novas aplicações em fibra de carbono opaca conferem ao interior um inconfundível requinte técnico e estético. No novo GTAm, o interior difere ligeiramente, pois dispõe de roll bar, mas não de painéis nas portas nem de bancos traseiros, e a abertura das portas é feita com correia em vez de puxador, mais um elemento típico do mundo da competição.
Kit de boas-vindas
O Alfa Romeo Giulia GTA e a sua versão radical, o Giulia GTAm, serão construídos em edição limitada de apenas 500 unidades no total, todas numeradas e certificadas e prontas para conquistar um lugar entre os mais desejados artigos de coleção, ao lado do seu precursor de 1965. Os novos proprietários receberão ainda um kit de boas-vindas personalizado que inclui um capacete Bell com decoração especial GTA, um conjunto de competição completo da Alpinestars (fato, luvas e sapatos) e uma capa personalizada Goodwool para proteger o próprio GTA ou GTAm. Além de outros equipamentos para verdadeiros entusiastas, a experiência de cliente Alfa Romeo também inclui um curso específico de condução preparado pela Alfa Romeo Driving Academy.