A Alfa Romeo anunciou oficialmente a sua saída do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, colocando um fim à sua parceria com a Sauber Motorsport.
O Grande Prémio de Abu Dhabi, a derradeira prova da temporada, será, assim, a última em que os monolugares C43 com as cores da Alfa Romeo entrarão em pista, fechando um ciclo que se iniciou em 2018.
Entre os nomes que defenderam as cores da marca italiana no patamar mais elevado da competição automóvel, destacam-se Charles Leclerc, Marcus Ericsson, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen, Zhou Guanyu e Valtteri Bottas.
Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo: “No final destas seis épocas, é altura de fazer um balanço. Para a Alfa Romeo, esta aventura na F1 representou uma montra internacional ao mais alto nível, bem como uma profunda experiência humana e desportiva que apoiou a dinâmica dos nossos produtos com um grande retorno do investimento, proporcionando uma poderosa plataforma estratégica de marketing mundial para a Alfa Romeo. Os benefícios em termos de visibilidade servem de referência para todo o grupo Stellantis. A Alfa Romeo tem a competição no seu ADN e voltará a emocionar os seus fãs o mais rapidamente possível, quando as condições forem adequadas”.
Os monolugares da Alfa Romeo irão apresentar uma decoração especial para a prova de Abu Dhabi, destacando-se o número 6 – que simboliza as seis épocas de competição – bem como a frase “Alfa Romeo nei nostri cuori” (“Alfa Romeo para sempre nos nossos corações”).