Sempre que pensamos ou que falamos em Alfa Romeo, há dois pormenores de design que se destacam. Puxadores das portas traseiras escondidos e a placa da matrícula frontal deslocada.
O primeiro detalhe desapareceu em 2020 quando o Giulietta foi descontinuado, mas voltou com o Junior. O segundo está prestes a ser abandonado e é pouco provável que regresse. De agora em diante, todos os modelos da marca italiana terão a placa de matrícula ao centro.
E porquê? Devido a um novo regulamento de segurança para peões. O chefe de design da Alfa Romeo, Alejandro Mesonero-Romanos, referiu que a mudança é forçada pelo Regulamento Geral de Segurança da União Europeia (GSR). Aparentemente, colocar a placa no meio reduz o risco de lesões.
A Alfa Romeo já se conformou com a nova legislação, dando ao Junior uma placa de matrícula montada ao centro.
O scudetto instantaneamente reconhecível da empresa continua a ser totalmente visível, uma vez que a placa está montada na parte inferior do para-choques. O chefe de design confirmou que a próxima geração do Giulia e do Stelvio EV vão receber uma “nova interpretação” do escudo em forma de V. Terá um design fechado, uma vez que não haverá um motor de combustão a necessitar de arrefecimento.
Apesar de a UE estar a forçar a Alfa Romeo a abandonar as matrículas “de lado”, Mesonero-Romanos não se importa: “Isto vai permitir-nos ter simetria de qualquer forma, por isso estou contente – sou um dos tipos que gosta da matrícula ao centro.”