A Huawei já está a vender automóveis nas suas lojas na China, mas para já só pode ser comprado aí. Com 4,77 metros de comprimento e 1,93 metros de largura, o SUV da Huawei, o Aito M5 apresenta-se com 2,88 metros de distância entre eixos.
A estética é marcada pelo capô alongado e pela larga grelha dianteira, com as jantes de 20 polegadas a realçarem uma carroçaria fortemente esculpida. Atrás destaca-se a barra luminosa em LED, a unir os farolins com uma assinatura visual em forma de C. O interior tecnológico dispõe de um painel de instrumentos de 10,25 polegadas e um ecrã táctil de 15,6 polegadas equipado com o sistema operativo HarmonyOS da Huawei.
Baseado na plataforma de autonomia alargada Huawei DriveONE, o Aito M5 será proposto com três motorizações eléctricas, combinadas com um motor a gasolina de 1.5 litros. A versão-base compreende um propulsor eléctrico de 200 kW (272 cv) e 360 Nm, ligado às rodas traseiras.
Dois motores eléctricos de 165 kW (224 cv) e 150 kW (204 cv) alimentam o modelo de tracção integral, com potência e binário combinados de 430 cv e 720 Nm.
A versão Ultimate, também com tracção às quatro rodas, combina o propulsor traseiro de 200 kW e dianteiro de 165 kW, para uma potência e um binário totais de 496 cv e 675 Nm.
A Huawei avança que esta versão acelera em 4,4 segundos dos zero aos 100 km/hora para uma autonomia em redor dos 1.100 quilómetros.
Essa autonomia é conseguida com a ajuda de um bloco a gasolina de 1.5 litros e quatro cilindros de 125 cv, que também ajuda a carregar a bateria de 40 kWh.