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Ainda vale a pena comprar um carro Diesel?

Atualmente, em muitos países europeus, são vendidos menos veículos a gasóleo do que veículos elétricos. Que argumentos continuam a favorecer os motores a gasóleo?

Vantagens do gasóleo:
– Consumo de combustível inferior ao da gasolina.
– Tecnologia de motores durável e robusta.
– Vantagens para os condutores de longo curso.

Contras do gasóleo:
– Emissões nocivas.
– Aumento dos custos de manutenção, diminuição do valor residual.
– Pode tornar-se obsoleto.

A Europa está a afastar-se do gasóleo, o fim dos motores de combustão está próximo. Mesmo em países como a Alemanha, até há pouco tempo um “paraíso do gasóleo”, são cada vez menos os automóveis a gasóleo matriculados.
Cada decisão de compra tem consequências a longo prazo, porque, por um lado, o número de veículos a gasóleo no mercado de usados está a diminuir, por outro lado, é provável que os automóveis com este motor que circulam atualmente ainda existam em 2035. Será que o gasóleo estará obsoleto nessa altura? Novas diretrizes, como a norma de emissões Euro 7, podem significar mais obstáculos.

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Os factos

Apesar dos motores modernos e da limpeza cada vez mais eficiente dos gases de escape, os veículos a gasóleo emitem mais poluentes do que os motores a gasolina, mas comparativamente menos CO2. Em comparação com os automóveis elétricos, ambos os motores de combustão ficam para trás, de acordo com estudos recentes sobre a pegada de carbono dos motores de combustão.
É aqui que reside a grande desvantagem do gasóleo: atualmente, é alimentado apenas por combustíveis fósseis, embora o HVO feito a partir de gordura reciclada esteja a ganhar terreno. Na melhor das hipóteses, os motores diesel podem funcionar de forma quase neutra para o clima com combustíveis sintéticos, mas nunca sem emissões. Além disso, o gasóleo poderá em breve tornar-se significativamente mais caro nas estações de serviço europeias.
Que tipo de propulsão deve ter o meu próximo carro novo – gasolina ou gasóleo, híbrido plug-in ou elétrico, ou mesmo a gás ou célula de combustível de hidrogénio?

Esta é uma questão com que todos se podem confrontar quando compram um carro novo ou usado. Os motores de combustão são seguros para o futuro? Como estão a evoluir os números de registo de veículos a gasóleo?
Muitos clientes estão a mudar para automóveis híbridos (quase 30% de todos os compradores de automóveis novos) ou totalmente elétricos. No que diz respeito aos motores de combustão, os motores a gasolina continuaram a liderar com uma quota de quase 34,4% em 2023. A quota do gasóleo nos automóveis novos tem vindo a diminuir há anos, atingindo 17,1% em 2023. Em 2020, a quota do gasóleo era de 28%, muito longe do pico de 46% de 2010. Assim, em termos de política e de perceção social, o gasóleo está a perder cada vez mais terreno.

Como é que o gasóleo caiu em desgraça?

O gasóleo foi extremamente popular na Europa durante décadas; quase metade de todos os automóveis novos registados em 2010 eram a gasóleo em muitos países. Isso mudou com o escândalo das emissões da VW, que foi revelado em 2015. Este escândalo arruinou a imagem positiva que o motor a gasóleo tinha até então. A VW tinha manipulado os valores de limpeza dos gases de escape de milhões de veículos em termos de óxidos de azoto (NOx, termo coletivo para o monóxido de azoto NO e o dióxido de azoto NO2). Falou-se de dispositivos manipuladores, de software fraudulento e de testes duvidosos. Face às alterações climáticas, todos os motores de combustão estão agora ameaçados. A UE quer reduzir as emissões de CO2 dos automóveis em geral.

Quanto é que um diesel consome menos do que uma gasolina?

Os automóveis a gasóleo consomem cerca de 15 a 20 por cento menos combustível do que os automóveis comparáveis a gasolina. Este facto deve-se não só à maior eficiência do motor, mas também à maior densidade energética do combustível. No entanto, a vantagem do consumo de combustível dos veículos a gasóleo é compensada pelo peso geralmente mais elevado dos SUV que são procurados. Além disso, os motores a gasóleo são mais caros de fabricar.

Euro 6, 6d-TEMP, 6d ISC-FCM, 6e: Qual é a diferença?

Euro 6 significa que, no teste de laboratório, o automóvel pode emitir um máximo de 80 miligramas de NOx por quilómetro. Para comparação: com o gasóleo Euro 5, eram permitidos até 180 mg/km. As diferenças entre 6b, 6c, 6d-TEMP e 6d são enormes: são medidas com procedimentos de ensaio completamente diferentes (NEFZ, WLTP, RDE) e aplicam-se limites diferentes. Isto não se refere apenas aos ensaios laboratoriais, mas também ao funcionamento em estrada. Eis um resumo:

Euro 6b: A partir de 1 de setembro de 2015, todos os automóveis novos tiveram de cumprir a norma 6b. Limite admissível de NOx: 80 mg/km (gasóleo), 60 mg/km (gasolina). Medido exclusivamente em banco de ensaio, de acordo com o ciclo NEFZ, o que não é realista. Estes modernos motores diesel Euro 6b emitem, em média, 507 miligramas de NOx por quilómetro em condições reais de condução.
Euro 6c/6d-TEMP: As normas Euro 6c e 6d-TEMP entraram em vigor em 2017, os novos modelos (homologação) devem cumprir ambas as normas. Tal como acontece com a 6b, aplica-se o limite de 80 mg/km, mas é medido de acordo com o ciclo WLTP (Procedimento de Teste de Veículos Ligeiros Harmonizado a Nível Mundial). Para além das medições em dinamómetro, na Euro 6d-TEMP foram medidas as emissões reais em estrada (RDE, Real Driving Emissions). Os automóveis não podem emitir mais de 168 mg/km de NOx (gasolina: 126 mg/km) para a atmosfera, com um fator de conformidade ou conversão de 2,1. Para todos os automóveis novos, o Euro 6d-TEMP tornou-se obrigatório a partir de 1 de setembro de 2019.
Euro 6d-ISC-FCM: obrigatório para todos os automóveis novos a partir de janeiro de 2021. Além disso, os limites foram reforçados na medição RDE (ou seja, no funcionamento em estrada): em vez de 168, os motores diesel só podem emitir 114 mg/km (gasolina: aproximadamente 86 mg/km; fator de conformidade 1,43) de óxidos de azoto.
Euro 6e: A primeira fase da norma Euro 6e (EA) está em vigor a partir de 1 de setembro de 2023 para as homologações de automóveis novos de passageiros. Neste caso, o fator de conformidade para as medições RDE é reduzido: para os óxidos de azoto NOx de 1,43 para 1,1 e para o número de partículas PN de 1,5 para 1,34. Para o primeiro registo de automóveis novos de passageiros, estes requisitos são obrigatórios a partir de 1 de setembro de 2024. Nos documentos de registo, se aprovados, a “Euro 6e” é indicada com o número de chave de emissão “36EA”.
Euro 7: A próxima norma de emissões Euro 7 ainda está a ser definida. De acordo com os planos, os limites para os automóveis não serão agravados.

Os automóveis a gasóleo são mais dispendiosos de produzir do que os automóveis a gasolina e, por conseguinte, mais caros no preço final. Os compradores só recuperam esta diferença de preço através de uma quilometragem elevada, enquanto o gasóleo continuar a beneficiar de benefícios fiscais. A percentagem de veículos a gasóleo está a diminuir todos os anos, o que indica que os preços dos automóveis usados também deverão diminuir, uma vez que a menor procura deverá conduzir a uma descida dos preços.
Os especialistas prevêem uma descida maciça dos preços nos próximos anos. O Centro de Investigação Automóvel de Duisburg (CAR) prevê que, até 2030, apenas serão vendidos 390 000 novos veículos a gasóleo em toda a Europa. Um declínio tão radical teria um grande impacto na manutenção do valor dos veículos.


Os especialistas prevêem uma descida maciça do preço dos carros elétricos nos próximos anos. O Centro de Investigação Automóvel de Duisburg (CAR) prevê que, até 2030, apenas sejam vendidos 390 000 novos veículos a gasóleo na Europa. Uma descida tão radical teria um grande impacto na manutenção do valor dos veículos.
A maioria dos construtores iniciou a transição dos motores de combustão para os veículos eléctricos. Estão a oferecer cada vez menos modelos a gasóleo. Na Volvo, o último automóvel a gasóleo saiu da linha de produção no início de 2024 e a BMW já não produz motores de combustão na Alemanha. Outro fator é o facto de os fabricantes terem de cumprir um requisito da UE que limita as emissões médias de CO2 da frota a apenas 95 g de CO2/km por veículo vendido. Por conseguinte, aumenta a pressão para oferecer automóveis com baixas emissões de CO2. Globalmente, o fim da produção de novos motores de combustão até 2035, marca o fim do gasóleo.

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