Em que é que ficamos? Parece que, afinal, os automóveis elétricos estão a vender-se cada vez melhor a nível mundial. Menos na Alemanha…
Estão a estagnar em França e até a diminuir na Alemanha, mas estão a fazer progressos significativos em todo o mundo. A tendência é para a democratização?
Sejamos realistas, os automóveis elétricos continuam a ser um assunto dos países ricos. É provável que nenhum mauritano, nepalês ou etíope saiba que o carro do ano na Europa é um carro elétrico e que existe um mercado crescente destas viaturas.
Trata-se ainda de uma forma de mobilidade dispendiosa, que envolve também infraestruturas complexas, exigindo ligações físicas ao longo de centenas ou mesmo milhares de quilómetros para conetar o cliente final, que depois se liga à tomada para recarregar.
Ao contrário do petróleo, a eletricidade não pode ser (facilmente) armazenada e transportada! Mas se o automóvel elétrico é um assunto para os “ricos”, não podemos deixar de ter em conta o seu crescimento, que estará ainda muito presente em 2024, apesar das observações feitas ao longo do ano na Europa.
É verdade que os automóveis sem motor de combustão estagnaram no Velho Continente, mas se fizermos um pouco de zoom out, a situação dos automóveis elétricos é um pouco mais matizada, com outras regiões do mundo a progredirem.
A gigante da análise de mercado da Benchmark Company acaba de compilar os números de vendas para 2024 de carros elétricos em todo o mundo: 17,1 milhões de novos carros elétricos foram vendidos no ano passado, um aumento de 25% em relação a 2023.
A China não é alheia a este aumento, com uma subida de 40% nas vendas. Esta situação contrasta com a da Europa, onde os veículos elétricos diminuíram 3% , incluindo o Reino Unido (400 000 veículos elétricos registados em 2024, ou seja, um aumento de 20%), o que não foi suficiente para compensar o abrandamento acentuado dos veículos ligeiros de emissões zero na Alemanha.
Note-se que estes números incluem tanto os automóveis de passageiros como os veículos comerciais ligeiros, ainda pouco eletrificados.
Vendas mundiais de elétricos: 17,1 milhões, +25%.
Por regiões:
China: 11 milhões, +40%
UE & EFTA & Reino Unido: 3,0 milhões, -3%
EUA e Canadá: 1,8 milhões, +9%
Resto do mundo: 1,3 milhões, +2%.
Com 17,1 milhões de unidades, os automóveis elétricos deverão representar cerca de 15% do mercado automóvel mundial. Mas a China continua a ser o “motor” mundial dos veículos elétricos, com a sua multiplicidade de marcas e modelos de baixo custo.