É provável que muitos entusiastas de carros desportivos ainda tenham este carro algures no fundo da sua mente.
Quando o Devel Sixteen foi revelado pela primeira vez no Salão Automóvel do Dubai, em 2013, as reações variaram entre o espanto incrédulo e o “isto não vai funcionar de qualquer maneira”. A razão era que o carro teria a bordo um motor V16 de 12,3 litros, com quatro turbos, com 5.000 CV e mais de 5.000 Nm de binário. A velocidade máxima seria de 560 km/h.
Isto faria do Sixteen o carro mais potente e mais rápido do mundo. Se realmente existisse. O hipercarro de motor central foi uma criação do fabricante de automóveis Defining Extreme Vehicles Car Industry LLC, sediado no Dubai.
Em 2017, a empresa anunciou a sua intenção de oferecer uma versão de 7,2 litros e 16 cilindros com uma potência mais razoável de 3.000 CV e um V8 twin-turbo com 1.500 CV para a estrada. Os 5.000 CV seriam reservados para uma versão puramente de pista.
É difícil dizer quantos exemplares do Devel Sixteen foram efetivamente construídos. Existem, sem dúvida, alguns protótipos. Os carros foram repetidamente apresentados em feiras e para fotografias de imprensa. Parece que, no início, havia apenas um carro pronto para a estrada.
Depois de uma ‘versão de produção’ ter sido revelada em 2017 e de também termos recebido notícias actualizadas em 2021, foi preciso esperar até 2022, de acordo com um relatório do supercar.net, para que o primeiro (e até agora provavelmente único) carro fosse entregue a um colecionador japonês… embora com um motor de oito cilindros. No entanto, não se sabe se o nome deste automóvel também foi encurtado de Devel Sixteen para Devel Eight.
O V16 era para ser fabricado pela Steve Morris Engines nos EUA. Aparentemente, também funcionou no dinamômetro de lá, mas não há informações de que uma unidade tenha de facto sido instalada num Devel Sixteen. Entretanto, a Bugatti já está a utilizar o terceiro motor de 16 cilindros no novo Tourbillon.
O estado atual do Devel é o seguinte. O site ainda está ativo. Afirma ser uma “Lenda na história dos supercarros”. Talvez esta afirmação da marca deva ser reconsiderada.
Na rede social Instagram da empresa, podem ser vistos alguns Sixteens equipados de forma diferente, o que sugere que alguns foram construídos. No entanto, não é possível descobrir o que está por baixo do capô.
Também nas redes sociais da Devel podem ser vistos modelos como um monstro off-road 6×6 de aparência absurdamente bruta chamado Devel Sixty, cuja versão de produção deveria ser revelada em 2019.
O fabricante de automóveis continuou a publicar informações e a gerar conteúdos sobre o seu hipercarro Sixteen. A última publicação sobre o SUV XXL Sixty data de 2020. Portanto, o resto é pura especulação, porque as confirmações são poucas e distantes entre si.