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Afinal não eram só rumores. A Fiat confirmou que o mais recente 500 vai receber um motor de combustão. Apesar de ter sido lançado estritamente como um carro urbano elétrico, sem qualquer sinal de uma variante ICE, o citadino vai receber em breve uma opção híbrida.

A casa-mãe Stellantis anunciou que um 500 híbrido será produzido na fábrica de Mirafiori, em Itália, a partir de 2026. Na verdade, o 500 tecnicamente nunca perdeu o seu motor de combustão; a Fiat ainda vende o modelo da geração anterior como um híbrido

É óbvio que o arrefecimento do mercado de veículos elétricos está a forçar os fabricantes de automóveis a alterar os seus planos. Muitos assumiram que os BEV iriam substituir os modelos ICE mais cedo ou mais tarde, mas com os incentivos aos veículos elétricos a serem gradualmente reduzidos e mesmo eliminados em alguns casos, as pessoas estão a reconsiderar as suas opções.

Com o novo 500 a receber um motor a gasolina, será interessante ver se o Abarth 500e de alto desempenho também será acompanhado por um modelo híbrido. Tal como acontece com o modelo da geração anterior, com a marca Fiat, a Abarth continua a vender o 500 desportivo com um motor convencional.

Há vários anos, a Fiat anunciou que se tornaria puramente eléctrica até ao final da década. No entanto, não é claro se isso ainda está a acontecer.

Ricardo Carvalho

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