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Quando se esperava que o EX90 pudesse substituir o XC90, a Volvo anunciou que este será renovado e será apresentado a 4 de setembro.

Parecia que a Volvo era uma das marcas que já tinha embarcado no caminho da eletrificação completa. Foi um dos construtores, juntamente com a Ford, que mais se opôs a que a União Europeia pudesse alterar a proibição do fim dos carros a combustão em 2035 e os seus últimos lançamentos apenas apresentavam este tipo de motorização, tendo como porta-estandarte o EX30.

Mas a surpresa chegou e o EX90 será posto à venda a 4 de setembro, acompanhado pela apresentação da terceira geração do XC90.
Parece que, no final, o XC90 não será substituído e coexistirá durante algum tempo com o seu “irmão”, o EX90. O que é claro é que cada um tentará conquistar públicos diferentes, uma vez que o primeiro optará por motores híbridos plug-in, que hoje em dia registam consideravelmente mais vendas do que os seus homólogos elétricos.

Recorde-se que a mais recente geração do XC90 foi lançada em 2014, inaugurando uma nova era na marca com o seu design, estrutura e tecnologias. Recebeu uma pequena atualização em 2019, mas desde então a sua comercialização foi esticada devido ao atraso daquele que deveria ser o seu substituto. Neste momento em Espanha acumula 947 unidades matriculadas neste 2024, o que representa um crescimento de 34,33% em relação ao ano passado com uma aposta exclusiva na sua variante híbrida plug-in conhecida como T8 que tem 455 cv e uma autonomia elétrica de 73 quilómetros.

Ricardo Carvalho

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