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Adeus Audi R8, o incrível ABT XGT em números!

O ano de 2024 marcou o fim de uma era para a Audi. O construtor alemão comercializava o seu R8, o único supercarro da sua história, desde 2007.

Após 17 anos de serviço leal, a marca decidiu retirá-lo, sob a pressão de normas antipoluição cada vez mais rigorosas. Pouco antes de partir, a ABT ofereceu-lhe uma versão final: o XGT.

Alguns tuners só trabalham com fabricantes específicos. A Brabus trabalha principalmente com a Mercedes, a Manhart com a BMW e a ABT Sportline com a Audi. No final do ano passado, este último apresentou um carro de alto desempenho para dizer o mínimo: o ABT XGT. Por detrás deste conjunto de consoantes, encontra-se um Audi R8 com carroçaria sobrealimentada, ao estilo do Porsche 911 GT3 RS. É uma espécie de presente de despedida para o R8, que se despediu há alguns meses, depois de 17 anos a dar cabelos brancos aos Ferrari 458 Italia e 488 GTB, aos Mclaren MP4-12C e 570S e ao Nissan GT-R.

O XGT destaca-se do R8 com o seu kit de carroçaria demoníaco, que faz com que pareça ter saído de uma pista de corridas. Asas alargadas, capô com entradas de ar, lâmina frontal, spoiler de grandes dimensões, apêndices aerodinâmicos de todos os tipos… O conjunto é de arrepiar. Numa posição central traseira, o 5.2 FSI V10 é deixado exposto ao ar. Envia os seus 640 CV e 550 Nm de binário apenas para as rodas traseiras, através de uma caixa S-Tronic de 7 velocidades. Uma especificação técnica extraordinária, mas disponível pela soma principesca de 598.000 euros. A ABT Sportline produziu apenas 99 exemplares do seu XGT, todos eles já vendidos, como é óbvio.

Apesar da ausência de tração integral, o ABT XGT apresenta uma velocidade máxima de 310 km/h, bem como uma aceleração brutal. O carro é também mais leve do que um Audi R8 normal. O peso foi reduzido de mais de 1.550 kg para 1.400 kg, o que obviamente beneficia a relação peso/potência. Isto optimiza o desempenho, particularmente em pista. A cereja no topo do bolo é o facto de o XGT ser homologado para a estrada. Por isso, não há necessidade de trazer um atrelado para o trackday!

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