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Uma das primeiras decisões tomadas por parte da equipa da Adamastor aquando do início da fase de desenvolvimento do Furia, o primeiro supercarro português, foi que este iria recorrer ao chamado efeito de solo para elevar a fasquia em termos de performance e proporcionar uma experiência de condução verdadeiramente única.

E para o conseguir, para usufruir das inerentes vantagens dinâmicas, a Adamastor teria obrigatoriamente de incorporar uma solução que permitisse controlar com precisão a altura do Furia ao solo.
Após análise das várias soluções possíveis, a equipa decidiu optar por uma configuração decoupled, a qual permite controlar os movimentos de roll e pitch da carroçaria de forma independente. Porém, de forma a respeitar a pureza do conjunto, evitando igualmente a necessidade de instalar complexos sistemas ativos de controlo que contribuiriam para um contraproducente aumento de peso, a Adamastor concebeu uma geometria de suspensão puramente mecânica, para a qual pediu inclusivamente um registo de patente.

Como referido, o sistema de suspensão decoupled da Adamastor controla os movimentos de roll e pitch da carroçaria do Furia de forma totalmente independente e reativa, prescindindo de um complexo sistema auxiliar de controlo eletrónico normalmente composto por vários sensores, atuadores e unidades de controlo. Para o conseguir, recorre a uma inteligente combinação de dois amortecedores em que o primeiro é o responsável por absorver os movimentos verticais e o segundo, recorrendo a um inovador sistema mecânico, é capaz de absorver os movimentos de compressão assimétricos provocados pelo rolamento da carroçaria, bem como expandir para a levar de volta à posição normal, em ambos os sentidos.


Tendo por base este princípio, um amortecedor montado em posição convencional sofre sempre uma histerese entre os movimentos de compressão e expansão, bem como entre a força que resulta desse movimento. Neste caso, em que um amortecedor de configuração convencional é utilizado para controlar o movimento de roll (α – rolamento), existiria sempre uma diferença no amortecimento quando a inclinação da carroçaria se dá num sentido ou no inverso. Para além do desafio que esta diferença representa, a afinação da força de amortecimento torna-se extremamente complexa e sem quais quer garantias de que esta não aumente ainda mais o comportamento desigual consoante o sentido do movimento de rolamento.

A Adamastor, com a inovadora suspensão do Furia, consegue que o amortecedor funcione de forma ideal independentemente do sentido do movimento de rolamento, o qual é sempre acompanhado da compressão do amortecedor, com a compensação do rolamento a ser feita pelo movimento oposto de expansão. Desta forma não só foi possível garantir simetria de funcionamento em ambas as direções, como também ficou assegurada a possibilidade de afinar de forma eficaz a força do amortecimento, controlando a quantidade de rolamento considerada ideal para determinada situação e adaptando, assim, com facilidade, o Furia a qualquer desafio dinâmico que lhe seja colocado.

Este inédito sistema de suspensão desenvolvido “in-house” associado ao efeito “Venturi” do elaborado conceito aerodinâmico, diferenciam o Adamastor Furia no exclusivo segmento dos supercarros e permitem-lhe proporcionar um desempenho dinâmico em pista comparável ao de um fórmula.

Ricardo Carvalho

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