A AC, fabricante do Shelby Cobra, assinou um acordo de parceria com a empresa sueca T-Engineering para iniciar a produção de um novo roadster e coupé Cobra GT.
O Shelby Cobra é um dos automóveis desportivos mais lendários do mundo. É também, sem dúvida, um dos modelos mais reproduzidos, uma vez que os originais são muito raros e têm sido adquiridos por somas astronómicas. A AC, a empresa que criou os primeiros Cobras, decidiu reavivar o mito ao associar-se a uma empresa sueca, a T-Engineering.
Se o nome não lhe diz nada devia dizer-lhe, é porque se trata de antigos engenheiros da Saab que se juntaram após o colapso da marca. Com sede em Trollhättan, nas antigas fábricas da Saab, a AC terá acesso a uma pista de testes para desenvolver o seu novo Cobra. Esta é a mesma fábrica onde foram projectados o Saab 92, o 900 Turbo e a última geração do 9-5.
Continuará a ser um digno carro desportivo britânico, em formato descapotável ou GT, se preferir. A primeira versão disponível, a Clubsport Edition, terá quase 800 CV. E isso graças a um motor emprestado pela Ford. Um V8 de 5,0 litros com turbocompressor. O suficiente para satisfazer os nostálgicos do primeiro Cobra. Para os mais sensatos, a AC irá contentar-se com um motor mais pequeno de 2,0 litros e 4 cilindros que desenvolve 395 CV.
Surpreendentemente, o novo Cobra não será exclusivamente um descapotável. Uma versão Coupé para os fãs do género completará a gama. Em suma, uma versão moderna de um dos automóveis mais famosos de todos os tempos.