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A Abarth divulgou todos os pormenores sobre o novo 600e, mesmo a tempo do seu lançamento no mercado europeu.

O EV é o primeiro crossover elétrico de sempre da Abarth e o modelo de produção mais potente com o emblema do escorpião no capô. Está disponível em duas versões, Turismo e Scorpionissima, com 240 CV e 280 CV, respetivamente. O mais potente tem uma produção limitada a 1.949 unidades, honrando o ano de fundação da marca italiana.

O Abarth 600e foi originalmente anunciado no início de 2024, prometendo uma potência de 240 CV. No entanto, tal como o Alfa Romeo Junior Veloce, a Stellantis percebeu que poderia espremer mais alguns cavalos do único motor elétrico, resultando em 280 CV, valor mais respeitável pra este modelo.
O Abarth 600e Turismo mantém os 240 CV, com os mesmos 345 Nm de binário. O condutor tem acesso aos modos de condução Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track, libertando diferentes níveis de potência e ajustando as definições do ESP. A potência é transmitida ao eixo dianteiro através de um diferencial de deslizamento limitado mecânico Torsen de série da JTEKT.

A Abarth afirma que o 600e foi desenvolvido em colaboração com a Stellantis Motorsport, utilizando peças de empresas parceiras Michelin, Sabelt, JTEKT Torsen e Alcon. O veículo elétrico assenta na arquitetura “Perfo eCMP”, que é uma versão melhorada do eCMP normal que está na base de vários hatchbacks e SUVs da Stellantis.

 

A configuração do chassis específica para o Abarth inclui travões Alcon, uma suspensão mais rígida, uma barra estabilizadora traseira e vias mais largas. A bateria de 54 kWh também recebeu um sistema de arrefecimento especial que melhora o seu desempenho. Previsivelmente, a autonomia WLTP de 334 km do Abarth 600e é pior do que a do Fiat menos potente, que pode percorrer mais 75 km entre carregamentos.

Para diferenciar o Abarth 600e do gémeo Fiat, a equipa de design criou um bodykit único. As alterações incluem os para-choques dianteiro e traseiro mais profundos, as jantes de liga leve de 20″ e o proeminente spoiler traseiro. O design quadrado dos para-choques é inspirado no radiador em forma de caixa do Abarth 850 TC “cassettone”.

Para além disso, a paleta de cores inclui tons únicos como o Verde Ácido e o Roxo Hipnótico exclusivo do Scorpionissima, juntamente com o Branco Antídoto, o Laranja Choque e o Preto Veneno. A versão especial de lançamento também inclui detalhes em preto brilhante, decalques pretos e pinças de travão coloridas.

No interior, destaque para as bacquets Sabelt com apoios de cabeça integrados, com um design mais agressivo e estofos em Alcantara no Scorpionissima, em vez dos estofos em tecido do Turismo. O equipamento inclui um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um sistema de infoentretenimento com um ecrã tátil de 10,25 polegadas e gráficos específicos da Abarth, um sistema áudio de seis altifalantes, integração ChatGPT e ADAS de nível 2. Estranhamente, o gerador de som artificial da Abarth só está presente no Scorpionissima.

Ricardo Carvalho

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