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A Dodge prometeu e ele aí está, o Charger EV

Após uma espera de dois anos desde que a Dodge revelou o concept pela primeira vez, o novo Charger Daytona 2024 totalmente elétrico foi finalmente desvendado.

E embora o conceito de um “muscle car” elétrico possa parecer uma heresia, o CEO Tim Kuniskis argumenta que a empresa desenvolveu o novo modelo exatamente com a mesma atitude que o anterior. Ou seja, uma atitude em que a eficiência energética fica em segundo plano em relação ao desempenho.

Embora o Dodge Charger Daytona R/T apresente uma impressionante autonomia de 510 km por carga, Kuniskisrevelou que o automóvel poderia ter alcançado distâncias ainda maiores se os projetistas o tivessem pretendido.

“Todas as decisões que tomámos neste carro prejudicam a eficiência. Fratzonic: prejudica a eficiência. 305s, 325s [largura da secção dos pneus]: prejudica a eficiência. Travões de 16 polegadas: prejudicam a eficiência”, disse o CEO aos meios de comunicação social no evento de lançamento do modelo.

No entanto, o responsável da Dodge disse que a empresa sacrificou distâncias mais longas em troca de potência extra. Kuniskis referiu que estava mais do que feliz em desistir de 80 km de autonomia para ter um carro que parece “muito mais desportivo” do que os de outros construtores.

Nem todas as decisões se resumiam ao facto de ser um carro porreiro. A Dodge – e, na verdade, a Stellantis – sacrificou alguma eficiência ao optar por uma plataforma “multi-energias”, que podia acomodar tanto motores eléctricos como motores de combustão interna.

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