Tesla mantém liderança nos elétricos, mas a BYD pressiona. E a resposta passa por um Model Y de 150 CV… só para Singapura.
A Tesla continua a ser a referência no mundo dos carros elétricos. Foi pioneira e, mesmo com o aumento da concorrência, conseguiu que o Model Y fosse o veículo mais vendido do mundo durante dois anos consecutivos. No entanto, a empresa está bem ciente de que a BYD é uma das suas maiores rivais e está a “dar tudo por tudo” para não perder terreno.
A estratégia mais recente da marca de Elon Musk visa atacar a concorrência chinesa onde mais dói: lançou uma versão de entrada do Model Y com apenas 150 CV. Mas há um detalhe: este modelo não chegará a Portugal, à Europa ou mesmo aos EUA. Foi desenvolvido exclusivamente para Singapura, um mercado pequeno mas com regras únicas que justificam esta decisão.
Porquê Singapura?
Singapura é uma cidade-Estado com pouco mais de 700 km² e menos de 6 milhões de habitantes. O governo desencoraja o uso do automóvel através de impostos elevados, e quem quiser comprar um carro precisa de um Certificado de Habilitação (COE), cujo preço varia consoante a potência do veículo:
Categoria A: carros com menos de 150 CV
Categoria B: carros com mais de 150 CV
A Tesla adaptou-se a esta regra para beneficiar de vantagens fiscais. Um COE da categoria A custa 22.388 dólares menos do que o da categoria B, e o imposto anual de circulação também é mais baixo (1.562 dólares contra 3.478 dólares). No total, um condutor poupa quase 25.000 dólares no primeiro ano ao optar pelo Model Y de 150 CV.
O que muda nesta versão?
Esteticamente, o carro mantém o design atualizado do Model Y (incluindo os faróis em LED de ponta a ponta). A diferença está no motor:
150 CV (contra os 342 CV da versão base noutros mercados)
0-100 km/h em 9,6 segundos (versão normal: 5,9 segundos)
Mesma bateria de 62,5 kWh, com autonomia de 466 km
Carregamento rápido até 175 kW (recarrega 238 km em 15 minutos)
Apesar do desempenho mais modesto, o preço final não é muito mais baixo: 103.476 dólares (versão de 150 CV) contra 106.502 dólares (versão standard). Ainda assim, as poupanças fiscais tornam esta opção atraente para os condutores de Singapura.
Uma jogada inteligente da Tesla para conquistar um mercado peculiar – mas que mostra como a marca está disposta a adaptar-se para enfrentar a concorrência.