Em 2017, a Leapmotor, uma marca automóvel chinesa relativamente desconhecida, apresentou o LP-S01, um estranho coupé elétrico de quatro lugares que, na altura, chamou a atenção de poucos.
Passados alguns anos, a marca tornou-se um concorrente no mercado de veículos eléctricos em expansão da China, graças a modelos como citadino T03 e o crossover elétrico C10. Agora, o parceiro chinês da Stellantis está a preparar o seu primeiro sedan elétrico.
Apresentado pela primeira vez em fotografias partilhadas pela Leapmotor e pelo gabinete de marcas registadas da China antes da sua estreia pública no Salão Automóvel de Xangai no final deste mês, o sedan chama-se B01. Não deve ser confundido com o B10, o SUV elétrico da Leapmotor, o B01 tem uma forte semelhança com o primeiro, sendo a principal diferença, claro, o facto de ser um sedan. Num mundo onde cada vez mais SUVs chegam ao mercado, é bom ver um novo sedan elétrico.
Leia também: Stellantis e Leapmotor vão produzir SUV B10 em Espanha
Tal como o B10, a frente do B01 inclui faróis estreitos, uma barra de luz LED e uma secção do para-choques escurecida. Os lados são bastante simples, com apenas alguns vincos e puxadores de porta embutidos. Na traseira do sedan elétrico da Leapmotor encontram-se luzes LED e (adivinhou) uma barra de luz.
Serão disponibilizados dois grupos motopropulsores e ambos utilizarão baterias de fosfato de ferro-lítio da CALB. O modelo de entrada de gama terá um motor elétrico de 177 CV (132 kW), enquanto a versão mais apreciada terá um motor de 214 CV (160 kW). Não há informações sobre o tamanho do conjunto de baterias e a distância que o carro poderá percorrer com uma carga.
No entanto, um aspeto que não pode ser descurado é o preço. Tal como acontece com a maioria dos veículos elétricos provenientes da China, espera-se que o B01 seja acessível, com relatórios locais a sugerir um preço que varia entre 100.000 yuan e 150.000 yuan (entre os 13.600 a 20.400 dólares). E como estamos a falar de um veículo elétrico chinês, pode até optar por um sistema LiDAR montado no tejadilho.