Com mais mala que o SUV iX e melhor dinâmica, a primeira carrinha elétrica da história da BMW não belisca a longa tradição da marca neste formato mais familiar. Qualidade, versatilidade e espaço, com autonomias sem emissões de até 560 km.
Apesar de as tendências desvalorizarem as carrinhas face aos SUV, ainda são estas que melhor compatibilizam espaço, conforto e dinâmica. Além de que é o formato familiar mais aerodinâmico, e por isso mais adequado aos desígnios da “eletromobilidade”.
Na BMW, ‘fez-se luz’ e a nova carrinha Série 5 (a 6ª desde 1991!) passou a apresentar-se no mercado com motores para todas as necessidades e gostos, a gasolina, Diesel e exclusivamente elétrica, sob a designação i5 Touring. Está disponível em Portugal por preços a partir de 79.000 €, pedidos por esta versão eDrive 40, com motor elétrico de 340 CV de potência, a permitir mais de 500 km de autonomia.
A bateria tem uma capacidade utilizável de 81,2 kWh e admite carregamentos rápidos até um máximo de 205 kW – neste caso, é possível aumentar a autonomia até 156 km em 10 minutos e carregar de 10 a 80% em 30 minutos. Existe ainda uma função apelidada de Max Range que permite incrementar a autonomia até 25%, reduzindo a potência, a velocidade máxima e os sistemas de conforto.
Mas não se pense que as virtudes deste agregado mecânico se esgotam na eficiência e no consumo baixo: os valores médios entre 14 e 16 kWh/100 km, sem grande zelo na condução, são mais do que satisfatórios para motor tão potente e uma massa rolante de mais de duas toneladas.
A carrinha bávara também garante performances ótimas e impressiona pela estabilidade e sensibilidade do tato à estrada, ao qual não é alheia a precisão da direção e, claro, todo o recheio das mais modernas tecnologias de apoio ao condutor disponíveis na marca. A dinâmica é excelente, tal como a confiança que transmite ao volante, estabelecendo uma melhoria muito percetível face a outros elétricos, como os SUV da moda.
Estradista com espaço
No que diz respeito às dimensões da carroçaria, a carrinha Série 5 cresceu de forma assinalável face à geração anterior. Com 5,06 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,52 m em altura, a nova Touring é maior (10 cm), mais larga (3 cm) e mais alta (2 cm), aumentando também a volumetria da mala para 570 litros (mais 70 litros que o SUV iX), ou 1.700 com o rebatimento da segunda fila. São números que a colocam ligeiramente acima da concorrência, Audi A6 Avant e-tron (529 litros) e VW ID.7 Tourer (545 litros).
O ângulo de abertura do portão da mala pode ser ajustado para evitar bater em tetos baixos e o compartimento de carga possui um ponto de luz de cada lado. Há ainda uma tomada de 12 V, um gancho e duas patilhas para rebater os encostos dos bancos traseiros.
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Prático e com muito espaço. O i5 Touring, com o pack de baterias arrumado do piso, não só iguala a capacidade da bagageira das versões térmicas, como mantém intactas as cotas interiores. A habitabilidade é generosa e não apenas nos lugares posteriores (onde é mais valorizado o conceito familiar destes automóveis), como também nos bancos dianteiros, especialmente na largura ao nível dos ombros e na altura do assento ao tejadilho.
A BMW, como é imagem de marca, mima o condutor até nos automóveis mais familiares ao permitir-lhe definir uma posição ao volante mais baixa do que é habitual nestes carros (bastante correta e simples de regular) e direcionando-lhe levemente a zona central do tablier e da consola, onde se situa todo o aparato de instrumentos e controlos da condução. De igual forma, oferece uma impressão “premium” a bordo, combinando o digital e o analógico. O comando multifunções iDrive e o acesso direto aos diferentes modos de condução, tal como nos congéneres a combustão, permanecem na consola, permitindo operar o infoentretenimento, seja tocando no painel central, seja a partir deste comando.
Não lhe falta nada
O painel de bordo é praticamente decalcado da berlina i5, com o Curved Display a combinar os ecrãs digitais da instrumentação (12,3’’) e do sistema multimédia Live Cockpit Plus (14,9’’), com a versão ID8.5 do sistema operativo da BMW, navegação e a denominada AirConsole (plataforma de videojogos). Para quem procura uma experiência ainda mais futurista está disponível o Live Cockpit Professional, que adiciona projeção de informações no para-brisas e navegação com função de realidade aumentada.
Como é habitual na BMW, as propostas na gama de opcionais para personalizar o i5 Touring são a perder de vista e incluem dois elementos de estilo que valorizam muitíssimo a apresentação da carrinha alemã: a grelha iluminada (BMW Iconic Glow) e a luz que percorre o painel (BMW Interaction Bar).
Texto Vítor Mendes
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
Apesar do formato familiar, a dinâmica é de topo com a vantagem de oferecer um consumo elétrico muito contido, sem perder em prestações, que são de grande nível. O menos convincente são os preços, antes e depois dos extras, que são a perder de vista, como é habitual na BMW. Seja como for, confirma-se, há vida para além dos SUV!
FICHA TÉCNICA
BMW I5 EDRIVE40 TOURING
TIPO DE MOTOR Elétrico, síncrono de íman permanente, traseiro
POTÊNCIA 340 CV (250 kW)
BINÁRIO MÁXIMO 430 Nm
TRANSMISSÃO Traseira, caixa de relação única
BATERIA Iões de lítio, 83,9 kWh (81,3 kWh úteis)
AUTONOMIA (WLTP) 556 km
TEMPO DE CARGA 8,5h a 11 kW AC (0-100%)
30 min. a 205 kW CC (0-80%)
VELOCIDADE MÁXIMA 193 km/h
ACELERAÇÃO 6,1 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 16,7 kWh/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 0 g/km
DIMENSÕES (C/L/A) 5.060 / 1.900 / 1.515 mm
PNEUS 245/45 R19 (fre.)
275/40 R19 (tras.)
PESO 2.255 kg
BAGAGEIRA 570-1.700 l
PREÇO 79.000 €
GAMA DESDE 79.000 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 0 €
LANÇAMENTO Agosto de 2024