A Google parece estar a avançar furtivamente para uma nova fase de integração nos seus serviços para automóveis e o Android Auto dá o mote.
Um pormenor discreto mas interessante foi detetado na versão beta 14.2 do Android Auto: foram incluídas várias referências explícitas a óculos inteligentes. Esta descoberta, baseada numa análise do código da aplicação pelo 9to5Google, sugere queo gigante de Mountain View está a preparar uma função de navegação projectada em óculos conectados.
Entre as sequências de código dissecadas pelos especialistas, algumas são particularmente dignas de nota. Incluem etiquetas como “Iniciar a navegação para lançar os óculos”. Embora esta última frase permaneça ambígua em inglês, uma versão localizada em hindi esclarece a intenção: “ Para ver a navegação nos óculos inteligentes, inicie a navegação ”. Uma formulação que evoca mais claramente a visualização de percursos diretamente no campo de visão.
Este tipo de desenvolvimento não é insignificante. Desde a sua criação, o Android Auto tem como objetivo limitar as distrações, fornecendo ao mesmo tempo informações essenciais ao condutor.
Leia também: Hyundai mostra sistema de infoentretenimento Pleos
O Head-up Display através de óculos poderia representar a evolução mais natural e ergonómica desta filosofia. Libertaria as mãos e os olhos do ecrã do painel de instrumentos, em favor de uma solução mais fluida e diretamente imersiva. Esta evolução para óculos conectados insere-se também num contexto mais vasto.
A Google revelou recentemente um protótipo dos óculos XR – uma categoria de óculos que combina realidade aumentada e virtual – sem, no entanto, especificar um calendário de lançamento. Embora não tenha sido feita qualquer ligação oficial entre este projeto e o Android Auto, a coincidência dos acontecimentos está a alimentar a especulação.
É de salientar, no entanto, que nada foi ainda anunciado publicamente pela Google. Estas peças de código podem ser a prova de um simples teste, de uma experiência em curso ou de um produto muito mais avançado ainda em desenvolvimento. Seja qual for o caso, a sua presença na última versão beta indica que o trabalho está realmente em curso.
A perspetiva de uma navegação projetada nos óculos levanta também questões de compatibilidade e ergonomia. Embora o Android Auto tenha sido concebido para funcionar com diferentes tipos de ecrãs e veículos, poderá vir a oferecer um suporte mais amplo para estes novos dispositivos. Isto seria coerente com o desejo da Google de reforçar o seu ecossistema e otimizar a assistência à condução.
Mas também levanta questões sobre a ergonomia, a segurança e a pertinência das utilizações em contextos reais: o que dizer dos utilizadores de óculos, dos reflexos do sol, da retroiluminação ou das mudanças bruscas de luminosidade?
Isto faz lembrar as várias tentativas de integrar a navegação diretamente na viseira de um capacete de motociclista, como o projeto EyeLights, que era interessante mas acabou por ter dificuldades em ser industrializado.