Xavier Lázaro concluiu este fim-de-semana a sua primeira competição na OKN-Júnior, marcando presença na primeira etapa do ACI Sport Campeonato Italiano de Karting, disputado na Pista Salentina de Ugento.
O piloto português veio para esta competição com a humildade de quem quer aprender depressa e traçou como meta inicial disputar o máximo de voltas possíveis em competição, tendo como objetivo chegar à Final.
Depois de garantir a 28ª posição no Qualifying, entre os 49 pilotos presentes na categoria, o jovem da DR largou para as duas Mangas de Qualificação do 19º lugar, em ambas terminando em 12º, salientando-se no seu desempenho uma crescente maturidade e atitude na hora de superar adversários em pista.
Xavier Lázaro largou para a pré-Final B no oitavo lugar e com muitas cautelas perdeu vários lugares na primeira volta, caindo para 14º. Uma boa segunda metade na corrida de 14 voltas levou-o ao 10º lugar, o que lhe garantiu largar para a Final em 15º.
Leia também: Uma das pistas mais populares da California está à venda. Quer comprar?
Sem pressão após garantir o seu objetivo inicial, Xavier Lázaro teve na Final a sua melhor corrida, mostrando que bem depressa se está a adaptar a uma nova categoria, ao volante de um kart maior e mais potente. Convém acrescentar que porque Xavier Lázaro é ainda muito jovem e leve para a categoria, o seu kart foi lastrado com 28 quilos adicionais. Com a agressividade que todos lhe reconhecem, o jovem da Várzea de Sintra foi muito consistente nos tempos de corrida, mostrou estar sempre mais forte e confortável ao volante do DR/Modena, vindo a terminar num positivo 13º lugar.
“A minha meta para esta etapa era terminar todas as corridas, efetuando o maior número de voltas em competição que me fosse possível”, disse Xavier Lázaro, que enalteceu as dificuldades da pista de Ugento.
“Iniciar-me na OKNJ numa pista como Ugento foi um desafio ainda mais complexo. É reconhecidamente um dos traçados mais difíceis em Itália, muito técnico, com bastantes mudanças de direção e com um asfalto demasiado irregular. Nada melhor para começo de categoria que um desafio de elevada dificuldade. Agora, seguem-se uns dias de descanso, antes de voltar ao volante do DR/Modena, para preparar a minha próxima corrida, a primeira etapa da WSK Euro Series, em Viterbo, um traçado de que gosto muito”.
Segue-se agora um curto período de descanso, antes de regressar a Itália, para quatro dias de testes em Viterbo, pista onde se corre de 13 a 17 de maio a primeira etapa da WSK Euro Series.