Câmaras com inteligência artificial podem ver tudo o que se passa no carro.
Enquanto Portugal discute a modernização da fiscalização rodoviária, nos EUA a tecnologia já deu um salto. Um sistema de câmaras com inteligência artificial apanhou mais de 10 mil condutores a usar o telemóvel ou sem cinto de segurança num único mês no Minnesota.
Os equipamentos, que funcionam dia e noite, usam infravermelhos para “ver” dentro dos carros, mesmo com pouca luz. A polícia local garante que muitos infratores nem se apercebem da fiscalização – ironicamente, por estarem demasiado distraídos.
Saiba onde vão estar os radares este mês
Em Portugal, onde o uso indevido do telemóvel e a falta de cinto ainda são problemas recorrentes, será que esta solução tecnológica poderia ajudar a reduzir acidentes? A ANSR já recorre a radares e câmaras, mas a IA poderia levar a fiscalização a outro nível.
Fica a questão: Estaremos preparados para uma estrada onde nenhuma infração passa despercebida?
Ativos de dia e à noite
A sua eficácia parece estar acima de qualquer dúvida, depois de se conhecer os números avançados. Mas além da sua rapidez para gerir imagens e descartar as que não interessam, estes radares incorporam uma câmara de vídeo de alta definição, que foi concebida para focar com precisão o espaço do condutor. Existem câmaras móveis e fixas, podendo ser encontradas nos lugares mais inesperados e também funcionam de noite e com todo o tipo de condições meteorológicas adversas.