A atual Ford Ranger já provou ser um sucesso estrondoso para a marca da oval azul, mas esta não se contenta em ficar sentado a vê-la derrotar a concorrência.
A nova Ford Ranger Super Duty, uma nova versão construída para utilização em trabalhos pesados, é ainda mais capaz. Infelizmente para nós, será vendida em mercados selecionados.
A Ranger reforçada fica mais alta do que um modelo normal, tem uma largura de via superior com guarda-lamas alargados e assenta em novos pneus todo-o-terreno General Grabber de 33 polegadas.
A equipa de design da Ford criou um novo capô para a Ranger, onde sobressai a palavra “Super Duty”. Todas as versões Super Duty vêm de série com um para-choques dianteiro em aço montado na estrutura, pontos de fixação para luzes de condução adicionais e uma placa de proteção frontal.
Por outro lado, traz um snorkel feito à medida, ajudando a garantir que pode enfrentar travessias de águas profundas sem problemas. Há também grandes espelhos retrovisores. Mas, talvez o mais importante a reter sobre a Ranger Super Duty é que agora pode rebocar 4.500 kg, acima dos 3.500 kg do modelo dito normal.
Leia também: Ford Ranger celebra uma década como pick-up mais vendida da Europa
A marca vai lançar versões de cabina simples, cabina super e dupla. Não só será perfeito para compradores particulares que necessitem de um novo veículo de trabalho, como a Ranger Super Duty também pode ser adequada para serviços de emergência.
Foi desenvolvida com o contributo de gestores de frotas, serviços privados e mais de 50 empresas, o que levou à criação daquela que poderá ser a Ranger mais completa de sempre.
Alguns esperavam que a Super Duty recebesse o mesmo motor que a Ranger Raptor, mas não foi esse o caso. Em vez disso, será vendida exclusivamente com o mesmo V6 turbo-diesel de 3,0 litros. No entanto, a Ford afirma que este motor foi atualizado para cumprir as normas de emissões para veículos pesados.
Não foram anunciados valores de potência e binário, mas continuará a ser acoplado a uma transmissão automática de dez velocidades. Foram introduzidas muitas outras alterações. Por exemplo, um depósito de combustível de 130 litros de série e a Ford adicionou bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro, aumentando as suas capacidades todo-o-terreno.
O chassis também foi reforçado para suportar as capacidades extra de reboque. Uma caraterística particularmente interessante é a balança de bordo que pode estimar a carga na cama.