O BMW M3 Touring é para todos aqueles que querem praticidade sem sacrificar o desempenho – essencialmente, é a resposta para quem precisa de um M3 mas tem um cão, uma bicicleta e filhos.
Mas e se quiser ainda mais utilidade com um lado de arrogância M3? Entra Wayde Evans, um construtor britânico que pegou num Série 3 Touring E91 a gasóleo e transformou-o em algo que combina a funcionalidade de um carro de trabalho com as vibrações de um carro desportivo.
O resultado é a carrinha tipo M3 de que não sabia que precisava. Considerada a única carrinha E91 do género existente, esta criação é cortesia da Mohawk Customs, uma loja sediada no Reino Unido e gerida pelo próprio Evans.
Conhecido pelas suas construções pouco convencionais, incluindo um carro de rali Ford Ka montado sobre bases de Audi S3, Evans decidiu adotar uma abordagem menos extrema e mais prática para o seu último projeto. Desta vez, precisava de um veículo para transportar peças metálicas para a sua oficina.
O ponto de partida para esta construção foi um BMW 320d Touring que Evans comprou como sucata depois do seu anterior proprietário ter desistido de o reparar. Depois de o ter desmontado para obter peças, Evans desenvolveu um fraquinho pela carrinha e decidiu trazê-la de volta à vida e à estrada
Claro que pôr o carro a trabalhar não foi fácil – começar com uma ECU húmida e corroída.
Mas com um pouco (está bem, muito) de graxa de cotovelo, Evans restaurou o 320d e deu-lhe um novo sopro de vida como tudo, desde um todo-o-terreno a um drifter, tudo isto enquanto transportava troncos pelo meio. Eventualmente, porém, ele pensou: “Porque não transformar esta coisa num furgão com um toque inspirado no M3?” Afinal de contas, a BMW já se tinha aventurado em estranhos derivados do M3 – lembram-se dapickup E92 M3? Mas uma carrinha M3? Isso sim, era um desafio.
Enquanto a maioria das pessoas se limitaria a rebater os bancos traseiros do 320d Touring, Wayde queria algo mais especial para o seu veículo de trabalho. O primeiro passo? Remover as portas traseiras e os puxadores das portas e, em seguida, cobrir o vidro traseiro com painéis. Isto transformou efetivamente o BMW numa carrinha de três portas, mantendo a área de carga perfeitamente fora de vista.
Para dar um toque de desportivismo, Wayde escolheu um bodykit largo originalmente concebido para o M3 E92. Fez os ajustes necessários para garantir que a carroçaria larga se adaptava à sua carrinha, integrando-a perfeitamente na carroçaria do E91. As extensões dos guarda-lamas foram combinadas com uma réplica do para-choques do M3 e um capô personalizado com aberturas de ventilação integradas e a protuberância caraterística ao centro.
Para os faróis modificados, Wayde misturou peças de modelos da Série 3 pré e pós-facelift, adicionando projetores bi-xenon duplos a cada unidade. Na traseira, integrou os faróis traseiros mais recentes numa porta traseira personalizada. Não conseguindo encontrar uma réplica do para-choques traseiro do M3, Wayde foi criativo, criando uma peça à medida com um difusor pós-venda e um padrão de grelha inspirado no Mini. Quanto ao escape, ele optou por um sistema de tubo reto e tubos de escape duplos.
A carrinha foi acabada num impressionante verde lima, contrastando fortemente com o tejadilho preto e o interior em pele preta. Um conjunto antigo de jantes de liga leve BMW M, juntamente com espaçadores e uma suspensão significativamente rebaixada, deram-lhe a postura perfeita para um impostor de M3.
Embora uma troca de V8 fosse tentadora, a carrinha mantém o turbodiesel de 2,0 litros e quatro cilindros original do 320d. No entanto, foi afinado para produzir cerca de 250 CV (184 kW), graças a um turbocompressor melhorado e a uma ECU remapeada. De acordo com o proprietário, é potência mais do que suficiente para um veículo comercial, e o baixo consumo de combustível do motor diesel torna-o razoavelmente barato graças à sua eficiência.