Fazer 18 anos é um grande acontecimento para a maioria dos seres humanos, mas para os automóveis? Nem por isso. Especialmente quando se trata do Nissan GT-R R35, um automóvel desportivo que está finalmente a ficar sem “energia” – literal e figurativamente.
Após quase duas décadas, o icónico R35 está a encerrar a sua página, uma das mais bonitas da história do automóvel. Hoja, a Nissan confirmou o fim da linha para o R35 no Japão, deixando de aceitar encomendas para o modelo, e divulgou a seguinte declaração no seu website:
“Recebemos muitas encomendas para o Nissan GT-R e acabámos de aceitar encomendas para a quantidade de produção planeada. Gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão a todos os nossos clientes pelo apoio desde o seu lançamento em 2007.”
Este anúncio solidifica o que já se suspeitava há algum tempo – que o ano modelo 2025 é o canto do cisne para este carro desportivo. Na verdade, a produção do GT-R para a América do Norte terminou em outubro de 2024, com os acabamentos T-Spec Takumi e Skyline marcando suas ofertas finais de edição limitada.
O R35 já tinha deixado de ser produzido em vários mercados devido a questões de conformidade regulamentar (segurança, ruído, emissões, etc.). A Austrália e a Nova Zelândia viram os seus últimos GT-Rs em outubro de 2021, enquanto as entregas na Europa e no Reino Unido terminaram em março de 2022.
O GT-R há muito que é conhecido como “Godzilla”, um verdadeiro “assassino de supercarros” com uma reputação de desempenho superior, nas mãos certas. Apresentado no Salão Automóvel de Tóquio de 2007, o R35 seguiu-se a um par de versões conceptuais anteriores de 2001 e 2005. Ao longo das últimas duas décadas, recebeu inúmeras atualizações, incluindo facelifts em 2010, 2016 e, mais recentemente, em 2023.
O coração do GT-R sempre foi seu motor V6 biturbo de 3,8 litros, que passou por melhorias significativas durante seus 18 anos de vida. Os 480 CV iniciais (353 kW) aumentaram para 573 CV (421 kW) após o facelift de 2023, com a versão Nismo de alto desempenho elevando o número para 608 CV (447 kW).
Se está à espera de mais do mesmo, prepare-se para a desilusão. O futuro da linha de sangue do GT-R já está em marcha, com a Nissan a oferecer-nos um vislumbre do que está para vir através do Hyper Force Concept 2023. Espera-se que este supercarro selvagem evolua para o R36 GT-R, que provavelmente tomará as rédeas como modelo de referência da Nissan e mostrará a sua tecnologia de ponta.