O governo de Donald Trump fechou um acordo de 400 milhões de dólares com a Tesla para um número não revelado de Cybertruck blindados. Os EUA não estão apenas a confiar na marca de Elon Musk, a BMW vai vender alguns SUV por 50 milhões.
A Tesla pode tornar-se o novo aliado militar dos Estados Unidos. A marca de Elon Musk recebeu um orçamento total estimado em 400 milhões de dólares em troca da conceção de veículos blindados destinados à defesa nacional.
O site do Ministério do Interior dos Estados Unidos publicou este acordo entre a administração de Donald Trump e a marca de carros elétricos. A Tesla não revelou, para já, o número de veículos blindados que poderão ser entregues este ano.
O presidente dos Estados Unidos pode ter feito um acordo de cortesia com a Tesla devido à sua recente proximidade com Musk. Trump desrespeitou a Lei de Reforma do Desenvolvimento de Oportunidades de Negócio de 1988, que se destina a favorecer a contratação governamental de pequenas empresas, empresas detidas por mulheres, veteranos incapacitados para o serviço ou empresas HUBZone.
Donald Trump não está interessado em investir em coisas como a condução totalmente autónoma, uma das grandes promessas de Musk que continua a ser adiada. O Departamento do Interior dos EUA tenciona fazer do Tesla Cybertruck o novo veículo blindado do exército.
O construtor não revelou se vai projetar o sistema de blindagem ou simplesmente vender os veículos. A marca de Elon Musk não tem um bom historial no que diz respeito à fiabilidade e robustez do seu Cybertruck.
Esta pick-up elétrica tem sido alvo de todo o tipo de críticas desde o seu lançamento no início de dezembro de 2023. O Cybertruck tem uma carroçaria de aço inoxidável à prova de bala, mas alguns condutores afirmam que começou a corroer após apenas alguns meses, outros criticaram a porta do condutor que não fecha corretamente ou falhas com o Autopilot.
O Departamento de Estado poderá ter contratado a Armormax para conceber o equipamento do Tesla, segundo oThe New York Times. Se os rumores se confirmarem, a empresa seria responsável pelo pós-venda dos veículos blindados a serem entregues ao governo.
O governo americano fez uma nova encomenda à BMW, sem determinar o número de unidades BMW X5 e X7 que encomendou. Donald Trump fechou um acordo de 50 milhões de dólares para os SUVs da marca alemã, um orçamento significativamente inferior ao da Tesla.