A Daimler Truck prepara-se para aumentar o seu catálogo de camiões militares em 2025. Com as novas versões atualizadas dos Mercedes Arocs e Zetros, o fabricante alemão pretende responder ainda melhor às necessidades do setor da defesa.
E para assinalar a ocasião, a grande apresentação terá lugar na IDEX Abu Dhabi, uma das maiores feiras internacionais de segurança e defesa, que se realizará de 17 a 21 de fevereiro de 2025.
Neste evento, a Mercedes-Benz Special Trucks apresentará quatro veículos especializados, concebidos para enfrentar as condições mais extremas:calor abrasador, terrenos arenosos e estradas caóticas. Estes incluem dois Zetros todo-o-terreno, uma unidade de potência Arocs ultra-resistente e um chassis variável para blindagem especial (FGA).
O Mercedes Zetros em exposição no IDEX foi concebido para enfrentar infraestruturas limitadas e terrenos acidentados. O seu segredo? Uma cabina recuada para reduzir as vibrações e aumentar a estabilidade.
Sob o seu (imponente) capô está um motor Diesel de seis cilindros em linha OM 460 de 12,8 litros, capaz de desenvolver até 510 CV e 2 300 Nm de binário, e compatível com o combustível NATO F-34 (um combustível à base de querosene foi introduzido pela primeira vez nas bases da NATO em 1978). Com uma transmissão de 16 velocidades (semi-automática ou conversor de binário), diferenciais bloqueáveis e uma impressionante capacidade de transposição, este gigante atravessa a areia, a lama e os rios sem vacilar.
Na sua versão para trator-reboque, pode rebocar até 120 toneladas! Para operações mais compactas, o Zetros 2036 A 4×4 (360 CV) também estará presente. Beneficia de um design mais manobrável, mas mantém um desempenho ultra-elevado.
Já o Mercedes-Benz Arocs 4042 AS 6×6 foi concebido para o transporte todo-o-terreno de cargas pesadas. A sua principal vantagem? Um guincho duplo capaz de recuperar e carregar veículos danificados.
O seu motor, o mesmo do Zetros, mas reduzido para 421 cv, associado à caixa de velocidades automática Powershift 3, promete um ótimo desempenho e um consumo de combustível “controlado” (no mundo dos veículos de defesa…).
Um pequeno bónus: o Arocs está equipado com um sistema de regulação da pressão dos pneus para uma melhor mobilidade fora de estrada, bem como uma escotilha no tejadilho e luzes de camuflagem para operações discretas.
Por fim, a Daimler Truck apresentará o seu chassis FGA, ideal para veículos blindados táticos até 14,8 toneladas de peso total. Com o ADN Unimog, este chassis apresenta eixos portantes, tecnologia de tubo de pressão e molas helicoidais para uma resistência e agilidade excecionais.
O seu motor diesel OM 926 LA de 326 CV e a caixa de velocidades automática Allison de seis relações garantem potência e adaptabilidade a uma multiplicidade de configurações militares.