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A Fiat está empenhada em continuar o legado do Panda 4×4, desta vez com uma versão robusta do novo Grande Panda.

De acordo com o CEO da Fiat, Olivier François, o Grande Panda 4×4 já está a ser desenvolvido, embora ainda não se saiba se terá um grupo motopropulsor elétrico ou híbrido.

Todas as três gerações do Fiat Panda foram oferecidas em versões 4×4, melhorando as capacidades todo-o-terreno do carro citadino. A Fiat pretende trazer esta mesma versatilidade para o novo Grande Panda, que compete no segmento dos supermini ao lado do Citroen C3.

Quando questionado pela Autocar durante um evento de imprensa recente sobre o potencial de um modelo 4×4, François confirmou a notícia: “Sim, estamos empenhados em fazer algo e estamos a estudá-lo”, disse ele. “Estamos a tentar encontrar uma solução e um caminho.

A questão é se deve ser um ICE 4×4 ou um EV 4×4. Estamos a estudar soluções, como e quando – mas já percebemos a ideia e gostaríamos de fazer algo do género em breve.”

Atualmente, o Fiat Grande Panda é construído sobre a plataforma Smart Car, que suporta apenas tração dianteira. Isto significa que os engenheiros da Fiat terão de modificar a plataforma para acomodar a tração integral.

Uma solução potencial poderia ser a adição de um motor elétrico extra ao eixo traseiro, semelhante ao que se encontra no Jeep Avenger 4Xe e no Alfa Romeo Junior Ibrida Q4. No entanto, a solução ideal seria um sistema de tração às quatro rodas mais tradicional, muito semelhante ao dos modelos anteriores do Panda 4×4.

O Grande Panda está disponível nas opções elétrica e híbrida. O EV apresenta um motor elétrico de 111 CV emparelhado com uma bateria de 44 kWh, oferecendo uma autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Entretanto, o modelo híbrido combina um motor turbo de 1,2 litros e três cilindros com um pequeno motor elétrico, proporcionando uma potência combinada de 100 CV (75 kW) e uma bateria de 48V.

Ricardo Carvalho

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