fbpx




O clássico riquexó, ou tuk-tuk, poderá ser objeto de uma séria reinvenção graças à Hyundai. Na semana passada, o fabricante de automóveis anunciou uma parceria com a TVS Motor Company na Índia e revelou versões conceptuais dos seus novos veículos de três rodas e micro-quatro rodas.

Estes veículos são modelos que se destinam a enfrentar o enorme mercado indiano de mobilidade de última milha. Ainda não foram confirmados para produção, mas poderão chegar às ruas no futuro.

Talvez o mais interessante dos novos veículos seja o conceito de três rodas elétricas, apropriadamente designado. Tem uma pegada familiar aos riquexós clássicos, mas adota um design retro-moderno, tornando-o diferente de tudo o que existe no mercado. De acordo com a Hyundai, a altura da carroçaria é ajustável, o que significa que nem mesmo as monções e estradas inundadas seriam capazes de segurá-la.

A parte da frente do concept inclui um para-brisas diagonal, pequenos faróis LED e um ecrã configurável que pode ser personalizado para apresentar diferentes mensagens. Vem equipado de série com rodas maiores do que um riquexó típico, inclui um gancho de reboque e promete uma posição de assento confortável para o condutor. O triciclo também possui um pequeno painel de instrumentos e um suporte para telemóvel.

As caraterísticas intrigantes não se ficam por aqui. A Hyundai está a investigar a utilização de uma tinta preta redutora de calor para o tejadilho. Está também a trabalhar em materiais resistentes à água para cobrir as superfícies interiores, assegurando que o tuk-tuk elétrico será confortável em todas as condições.

O concept de quatro portas e quatro rodas da Hyundai mantém muitas das mesmas caraterísticas do seu irmão mais pequeno, mas acrescenta um banco dianteiro extra. A marca está a tentar construir o veículo de três rodas em parceria com a TVS na Índia, enquanto o veículo de quatro rodas ainda está a ser analisado, mas poderá ser direcionado para os mercados globais se for aprovado. Não foram anunciados quaisquer pormenores técnicos sobre os grupos propulsores dos dois veículos.

Ricardo Carvalho

Ver todas as publicações
Publicidade
Siga-nos no Facebook:
Publicidade
Publicidade