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Com os novos A5 e Q5 construídos sobre a Plataforma Premium de Combustão (PPC), a Audi lançou os seus primeiros motores de combustão com a nova tecnologia MHEV plus.

Com a sua interação única entre o gerador do grupo motopropulsor (PTG – Powertrain generator), o arranque através do alternador por correia (BAS) e uma bateria de fosfato de ferro de lítio, o sistema mild hybrid de 48 volts apoia o motor a combustão, reduz as emissões de carbono e, simultaneamente, aumenta a performance e a agilidade.

O PTG, que pode ser totalmente acoplado ou desacoplado, possui uma gestão eletrónica integrada e um motor elétrico que possibilita uma condução parcialmente elétrica, permitindo reduzir o consumo e proporcionar uma experiência de condução ainda mais confortável e suave.

Este sistema é composto por três componentes principais: o novo gerador (PTG), de conceção compacta, com gestão eletrónica integrada e um motor síncrono de íman permanente (PSM), uma bateria de 48 volts e motor de arranque operado através de alternador por correia (BAS). Os componentes do sistema de 48 volts têm refrigeração líquida para obter condições ótimas de funcionamento.

A arquitetura do sistema MHEV plus pode ser integrada em vários modelos com sistemas de tração dianteira e quattro baseados na Plataforma Premium de Combustão (PPC). O arrefecimento líquido específico da unidade de potência e do motor elétrico permite que os componentes sejam operados em condições ótimas de funcionamento, de modo a satisfazer as exigências de potência e de binário em todos os momentos.

A nova tecnologia MHEV plus permite atuação puramente elétrica e pode também apoiar o motor de combustão. O sistema aumenta, assim, a performance e a agilidade do veículo.

Outra grande vantagem é o facto de o sistema MHEV plus melhorar a performance e o conforto de condução. Embora compacto, o potente módulo de acionamento elétrico do novo sistema MHEV plus é o gerador do grupo mecânico (PTG).

Este componente também representa a maior diferença em relação à tecnologia MHEV anteriormente oferecida pela Audi, que funciona exclusivamente com um alternador por correia. O PTG, que é instalado numa unidade eletrónica compacta integrada diretamente no veio de saída da transmissão, pode contribuir com até 18 kW (24 cv) de energia elétrica extra para a transmissão.

O módulo permite um binário máximo de 230 Nm à saída da transmissão, tornando-se disponível como binário de propulsão quando o veículo está em movimento. A transmissão compacta do PTG funciona com uma relação de 3,6:1. O MHEV plus utiliza o PTG até uma velocidade máxima de 140 km/h para uma eficiência máxima. A velocidades mais elevadas, o PTG desengata-se do sistema de tração através de uma embraiagem integrada.

O PTG pesa cerca de 21 kg e roda até um máximo de 5.550 rpm no veio de saída. Dependendo do veículo e da variante de tração, corresponde a uma velocidade de 130 a 140 km/h.

Ricardo Carvalho

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