As marcas ultrapassaram os limites com as luzes LED e 78% dos condutores dizem que sofrem regularmente de cegueira devido aos faróis dos outros carros. A Comissão Europeia está a considerar um novo regulamento para os fabricantes.
As más condições de visibilidade são uma das principais causas de acidentes rodoviários em todo o mundo. As marcas têm vindo a inovar os seus sistemas de iluminação com faróis cada vez mais potentes, mas alguns condutores afirmam que passaram dos limites.
Há uma enorme diferença entre os automóveis modernos e os modelos com 20 anos. Os fabricantes substituíram os faróis de halogéneo dos veículos mais antigos por faróis de xénon, que aumentam a potência e reduzem a fadiga ocular.
Os faróis dos automóveis modernos são mais brancos, mas o xénon perdeu potência com o tempo. As marcas deram o salto final para as luzes LED com menor consumo de energia e maior duração, bem como maior segurança rodoviária.
As luzes LED iluminam mais, com melhor qualidade e luz mais uniforme, mas podem ter o efeito contrário e acabar por encandear os condutores. Um estudo demonstrou que 78% dos condutores sofrem regularmente de alguma forma de encandeamento pelos faróis de outros automóveis.
20% dos inquiridos afirmam que as luzes de alguns veículos são insuportáveis e impedem-nos de ver completamente a estrada por um momento. O perigo para a segurança rodoviária vai ainda mais longe: 72% destes condutores afirmam que têm de desviar o olhar devido à potência da luz e 60% têm de fazer um esforço suplementar para olhar para a estrada.
O encandeamento pode desencadear uma série de situações perigosas na estrada. São necessários cerca de nove segundos para que o olho se habitue novamente depois de ter sido cegado por uma luz, o que corresponde a cerca de 75 metros a 30 km/h ou 250 metros a uma velocidade de 100 km/h.
A Comissão Europeia poderá começar a regulamentar os faróis dos veículos. O problema é cada vez mais frequente com os faróis baixos, mas também com os LED traseiros, as luzes de nevoeiro e os indicadores de mudança de direção.
Bruxelas lançou o projeto Vision Zero, que visa minimizar o número de acidentes nas estradas causados por problemas de visibilidade. As organizações de trânsito criticam o facto de as restrições se terem centrado sempre na regulação da velocidade, ignorando o perigo de sistemas de iluminação mal concebidos ou o aumento do tamanho dos ecrãs.